Seminário discute prevenção e tratamento de fissuras labiopalatais


Especialistas debateram na manhã desta quinta-feira, 1º/3, na Assembléia Legislativa, o tratamento dos portadores de fissura labiopalatina no país, estimada como o terceiro defeito congênito facial mais freqüente. A ocorrência da fissura é de uma para 600 a 650 crianças nascidas.
Segundo os estudiosos, é necessário que as autoridades brasileiras adotem ações para garantir a prevenção e o tratamento adequado dos portadores da deficiência.
Além de pleitear a formação de um programa nacional de prevenção e tratamento, com a criação de equipes multidisciplinares instaladas em hospitais, universidades e centros especializados, os especialistas na área destacaram a importância de o governo destinar verba para estudos e pesquisas científicas com a finalidade de aprimorar o tratamento dos pacientes. As equipes, formadas por cirurgião-dentista bucomaxilofacial, odontopediatra, ortodontista, pediatra, cirurgião-plástico, geneticista, neonatologista, nutricionista, fonoaudiólogo e psicólogo, entre outros, darão um tratamento adequado ao paciente, explicam os técnicos. Outro ponto destacado é a orientação que deve ser dada aos pais, que poderá evitar muitos problemas para o portador da deformidade, como a inadequação social.
Durante o encontro, os participantes do 1º Fórum Científico sobre Fissuras Labiopalatinas assinaram documento encaminhado ao deputado Giba Marson (PV), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia, solicitando que seja apreciado, ainda na atual legislatura, o Projeto de Lei 6/07, de autoria do deputado Carlos Neder (PT). Nesse projeto, Neder propõe a criação da Semana Estadual de Educação, Conscientização e Orientação sobre a Fissura Labiopalatina. Ele diz que o objetivo dessa proposta, que contou com o apoio da Associação Brasileira de Fissuras Palatinas, é desenvolver políticas públicas de apoio aos portadores de fissuras desse tipo. "Pretendemos realizar nessa semana um conjunto de atividades envolvendo secretarias e universidades estaduais, associações e conselhos representantes das categorias ligadas ao tema, na busca do enfrentamento deste problema", afirmou.
Segundo Lucy Dalva Lopes Mauro, fundadora e diretora clínica do Centro de Reabilitação das Deformidades Faciais e presidente da Associação Brasileira de Fissuras Palatinas, entidade organizadora do fórum, a atuação da equipe multidisciplinar na promoção da saúde pode ser avaliada pelo menor tempo de internação da mãe e do paciente, menor número de cirurgias e melhores resultados estéticos. Ela declarou que a inclusão social dos pacientes será maior através de uma política governamental de atendimento precoce às famílias, desde o pré-natal.
Vera Raposo do Amaral, presidente do Instituto de Cirurgia Plástica Craniofacial, disse que é necessário rever a situação social e legal em que se encontra o portador da fissura. "O governo ainda não tem uma política definida para este individuo, que é um portador de necessidade especial. Não é necessariamente um doente, não é um deficiente, mas necessita de uma atenção interdisciplinar desde seu nascimento até os 15 anos de idade", afirmou. Ela lembrou que não existe uma lei que coloque o portador da fissura labiopalatina como portador de necessidades especiais. Portanto, esse indivíduo permanece no limbo. "Ele precisa ter atenção até para se integrar socialmente e no mercado de trabalho", concluiu.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações