Natureza e lazer em Bragança Paulista




O clima de montanha deu a Bragança Paulista a condição de estância climática desde 1964. A cidade está a apenas 89 quilômetros da capital, e fica na região sudeste do Estado, na serra da Mantiqueira, perto da fronteira com Minas Gerais.
Fica entre sete colinas, e é chamada de "cidade poesia". Em cada colina, uma paróquia: Santa Libânia, Santa Terezinha, Santa Luzia e São José; a Catedral e Rosário, no centro (quinta colina); a paróquia da Vila Aparecida (sexta colina), e, por fim a sétima colina, onde fica o Cruzeiro, bairro de Vila Maria.
Bragança foi fundada em 15 de dezembro de 1763, numa colina à margem direita do ribeirão Canivete (hoje ribeirão Lavapés, afluente do rio Jaguari), pelo casal Antonio e Inácia da Silva Pimentel em cumprimento a uma promessa feita a Nossa Senhora da Conceição, com o nome de Conceição do Jaguary.
Quando, em 1797, foi levada à categoria de vila, passou a ser Nova Bragança, em homenagem à dinastia que então reinava em Portugal e, após um discutido desmembramento com Atibaia, passou, em 1856, a cidade, com o nome de Bragança, sendo o Paulista acrescentado em 1944, para diferenciá-la de homônima no Estado do Pará.
Localizada na região mais desenvolvida do país, Bragança Paulista hoje é um centro industrial. Em 1984, a cidade, que conta com cerca de 140 mil habitantes, foi reconhecida como sede da Região Bragantina, composta por 13 cidades vizinhas.
A cidade
Logo na entrada o visitante vindo da rodovia Fernão Dias pode admirar o lago Taboão, cartão postal que embeleza a cidade, cujas margens são usadas para a prática de caminhadas, corridas, e onde há quadras e playground. No seu entorno se localizam bares, restaurantes e o Centro de Artesanato, que realiza exposições aos domingos.
Ainda na cidade, as atrações são o Jardim Público, com alamedas e árvores centenárias e um minizôo, e a praça Raul Leme, localizada no centro da cidade, onde está a catedral. Lá ocorrem em julho o Festival de Inverno e, em dezembro, programação cultural de natal, ocasião em que o templo recebe iluminação especial.
O turista pode conhecer no Museu Municipal Oswaldo Russomano, instalado em um casarão de 1896, um acervo de peças pessoais de grandes nomes da história do município e objetos que retratam a época dos barões de café, dos constitucionalistas e da ocupação indígena do Guaripocaba. Também podem ser vistos objetos da antiga estrada de ferro e obras de arte sacra.
Ainda no centro da cidade está o Museu do Telefone, em prédio construído em 1907, com acervo de 60 peças da extinta Companhia Telefônica Bragantina, uma das primeiras do país.
Natureza
A geografia acidentada de Bragança Paulista atrai ecoturistas e praticantes de turismo de aventura. A Montanha Leite Sol (1.125 metros de altura) e do Guaripocaba (1.200 metros) e o Pico do Lopo (1.750 metros), acessíveis por trilhas, dão uma bela visão da região. Para os escaladores esportivos, além dessas montanhas, a pedra de Guaraiúva e as rochas do Refúgio, Urubu Malandro e do Negativo do Visual, parte do chamado Circuito Visual das Águas, são diversão garantida. Ainda podem ser praticados arvorismo, cavalgadas, tirolesa, rapel, rafting e vôo de paraglider e trilhas off-road.
Anualmente, é realizada a Caminhada de São Tiago de Bragança, inspirada na de Santiago de Compostela, na Espanha. Trata-se de uma peregrinação tem 19 quilômetros de extensão, com cerca de 4 a 5 horas de duração.
No Aeroclube de Bragança Paulista há cursos de pilotagem e passeios. Lá ocorre, em junho, uma etapa do Campeonato Brasileiro de Acrobacia.
No município fica parte da represa Jaguary-Jacareí, que possui 50 km² de água límpida circundada por montanhas e uma natureza exuberante, usada para os mais diversos esportes náuticos e onde há pousadas e campings.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações