Perfil partidário atual resulta de mudanças e extinção de bancadas


A legislação eleitoral brasileira (Lei 9.504/97) obriga os candidatos a estarem filiados ao mesmo partido há pelo menos um ano, para que possam disputar uma vaga de representante da população. Por isso, encerrou-se no dia 30 de setembro o prazo para mudanças partidárias daqueles que concorrerão às eleições proporcionais e majoritárias de 2006, quando serão eleitos os ocupantes de mandatos estaduais e federais.
Essa limitação legal dá início a um período de relativa acomodação partidária. Como a Assembléia Legislativa paulista tem apresentado índices de reeleição superiores a 50%, a configuração partidária atual pode dar algumas pistas sobre o Parlamento que se desenha para a próxima legislatura, a ser eleita em 2006 e empossada em março de 2007. Veja a seguir uma comparação entre as bancadas que tomaram posse em 2003 e o quadro atual.
PT " O Partido dos Trabalhadores tinha a maior bancada em 2003, com 22 deputados. Continua com o maior número de representantes: 22. A única mudança ficou por conta do deputado Mauro Menuchi, que se transferiu para o PSB.
PSDB " A segunda maior bancada tinha 18 deputados e hoje tem 22. Passou a contar com Havanir Nimtz (ex-Prona), Orlando Morando (ex-PSB e ex-PL), Rosmary Corrêa (ex-PMDB) e Roque Barbiere (ex-PTB). Perdeu Geraldo "Bispo Gê" Tenuta, que foi para o PTB e agora está no PFL; por outro lado, ganhou a adesão de Wagner Salustiano, egresso do PP.
PP " Ainda sob a sigla PPB, o partido viu sete dos seus deputados serem empossados em 2003. Hoje tem apenas dois. Além de Salustiano, atualmente no PSDB, as mudanças são: Aldo Demarchi e Gilson de Souza, que foram para o PFL; Ubiratan Guimarães e Conte Lopes, agora no PTB. O deputado Edson Gomes, que havia deixado a legenda, retornou a ela.
PTB " Dos seis deputados que tinha em 15 de março de 2003, o PTB perdeu, recentemente, o deputado Roque Barbiere e, em outubro de 2003, Adilson Rossi, que deixou o Parlamento em razão de um recálculo feito pelo TRE que reduziu o número de votos da coligação da qual ele fazia parte. Em seu lugar foi empossado Jonas Donizette, do PSB. Engrossaram a bancada do PTB, além de Ubiratan Guimarães e Conte Lopes, vindos do PP, os deputados Waldir Agnello (ex-PSB) e Marcelo Bueno (ex-PDT). Atualmente a bancada é composta por oito parlamentares.
PFL " O PFL quase duplicou sua bancada, passando de seis para dez parlamentares. Os seis deputados que tomaram posse em março de 2003 continuam no partido (Milton Vieira mudou para o PSL, mas retornou ao PFL). E a eles se somaram, além de Demarchi, Gilson de Souza, Bispo Gê e a deputada Maria Almeida, que saiu do PTN.
PV " Com cinco deputados empossados em 2003, o PV mantém o mesmo número de parlamentares. Saiu do partido Luís Carlos Gondim, que foi para o PTB, depois para o PL e hoje está no PPS. O equilíbrio se manteve com o deputado Paulo Sérgio, vindo do Prona.
PPS " O número de integrantes da bancada se mantém em cinco. À entrada de Luís Carlos Gondim contrapôs-se à saída de Romeu Tuma, que foi para o PMDB.
PSB " O número de deputados socialistas caiu de cinco para quatro. Além de Morando e Agnello, perdeu Rafael Silva, que foi para o PL e depois para o PDT. A bancada ganhou Jonas Donizette, que assumiu na vaga do petebista Adilson Rossi e Mauro Menuchi, que deixou o PT.
PMDB " O partido mantém bancada de quatro deputados: saiu Rosmary Corrêa e entrou Romeu Tuma.
PDT " A bancada pedetista cresceu de quatro para seis parlamentares. O único que trocou de partido foi Marcelo Bueno. Entraram no PDT, além de Rafael Silva, os deputados José Bittencourt (ex-PGT e ex-PTB) e Zuza Abdul Massih (era o único representante do PRP, cuja bancada ficou extinta).
PCdoB " Não houve mudança de número (dois) nem de deputados na bancada comunista.
PL " Também o Partido Liberal manteve seus dois deputados.
Bancadas extintas " Não há mais bancada do Prona, que tinha quatro deputados. Além de Havanir e Paulo Sérgio, trocaram de legenda Adilson Barroso (que primeiro foi para o PTB e hoje está no PSC) e Said Mourad (que ingressou no PFL e depois no PSC). A Assembléia Legislativa também não tem mais representantes do PTN, do PGT e do PRP.
Nova bancada " O PSC, que não tinha eleito nenhum deputado para a legislatura 2003/2007, agora tem em suas fileiras Adilson Barroso e Said Mourad.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações