Ato Solene em homenagem a Florestan Fernandes

Na próxima segunda-feira, 8/8, a Assembléia realizará ato solene em homenagem a Florestan Fernandes. O evento é uma iniciativa do reputado Renato Simões (PT) e ocorrerá no Auditório Franco Montoro, às 19 horas.
Foram convidados para o ato o filho do sociólogo, Florestan Fernandes Júnior, o presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária e candidato à presidência nacional do PT, Plínio de Arruda Sampaio, o sociólogo Francisco de Oliveira e o jornalista Vladimir Saccheta.
O ano de 2005 marca uma década da morte do sociólogo, uma referência para a esquerda brasileira, em especial, para o PT, partido em que ingressou a convite de seu então presidente, Luiz Inácio Lula da Silva.
Florestan foi eleito deputado federal duas vezes pelo PT, destacando-se na defesa da escola pública e do projeto de Diretrizes e Bases da Educação, além de ter mantido, durante toda a vida, coerência com seu pensamento e obra.
Vida Dura
Florestan Fernandes nasceu em São Paulo, em 22 de julho de 1920, numa família pobre do bairro do Brás. Já aos seis anos, Florestan começou a trabalhar como engraxate, depois como auxiliar de marceneiro, de barbeiro, de alfaiate e como balconista.
A vida dura levou o garoto a abandonar a escola aos nove anos, só retomando aos 17, quando concluiu o equivalente ao atual supletivo. Na época era cozinheiro em um bar na Rua Líbero Badaró.
Depois de um ano deixou o bar e foi ser vendedor de produtos farmacêuticos, período em que entrou na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de São Paulo. Ele dizia que nesse momento o Vicente " nome por que sua madrinha, patroa de sua mãe, costumava chamá-lo, já que não considerava seu nome apropriado a uma criança pobre " começou a morrer, sobrevindo o Florestan. Obteve a licenciatura em 1943, ano em que o jornal O Estado de São Paulo publicou seu primeiro artigo.
Florestan casou-se em 1944 com Myriam Rodrigues Fernandes, com quem teve seis filhos. No mesmo ano, tornou-se assistente do professor Fernando de Azevedo, na cátedra de Sociologia II.
O sociólogo obteve o título de mestre em 1947 de doutor em 1951, ambos sob orientação do professor Fernando de Azevedo. Concluído o doutorado, Florestan passou a livre docente da USP na cátedra de Sociologia I e, posteriormente, tornou-se professor titular.
Em 1969, Florestan foi exilado com base no Ato Institucional nº 5, passando a viver no Canadá, lecionando na Universidade de Toronto até 1972, quando retornou ao Brasil e passou a trabalhar como professor de cursos de extensão no Instituto Sedes Sapientiae, em São Paulo. Lecionou também nas universidades de Columbia e Yale, nos Estados Unidos, até estabelecer-se como professor titular na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1978.
rsimoes@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações