Assembleia homenageia o bibliófilo José Mindlin

A Assembleia Legislativa promoveu, no dia 25/11, um ato solene, por iniciativa do deputado Carlos Giannazi (PSOL), para homenagear o bibliófilo e amante dos livros, José Mindlin. No auditório Teotônio Vilela, estavam presentes, além de um público interessado na temática cultural, amigos e outras pessoas ligadas à carreira do colecionador. O propósito da homenagem foi, segundo o parlamentar, incentivar as pessoas à leitura, seja no campo da pesquisa, da produção, da criação ou da bibliofilia, e principalmente lembrar o quanto é importante a leitura para a formação de um cidadão.
O orador e também escritor, Edson Gabriel Gracia, ao iniciar o evento, convidou para compor a mesa o deputado Giannazi, a coordenadora da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil, Regina Sormani, e o bibliófilo e José Jorge Faraht, que representou José Mindlin, impossibilitado de comparecer por motivo de saúde. Regina Sormani entregou ao representante de Mindlin uma placa de reconhecimento pelos anos de dedicação e trabalho desenvolvido.
Giannazi comentou a democratização que Mindlin está fazendo através de sua biblioteca, para a população, com sede na Universidade de São Paulo (USP). "Ele (Mindlin) está doando, para a USP, muitos livros raros e importantíssimos para a formação do cidadão nos dias de hoje. Ele vai disponibilizar para todos grandes jóias históricas, que ele guarda em sua casa. São obras dos séculos XVI, XVII e XVIII. É a maior biblioteca privada do mundo". Giannazi lembrou que, atualmente, de 100 pessoas, apenas duas se interessam por livros.
Faraht comentou sobre a afeição do colecionador pela leitura. "Eu o conheço há 30 anos. É simplesmente delicioso ver a paixão que ele tem pelos livros."
Para Regina, "homenagear este mestre da literatura, muito me faz feliz. Ele tem uma biblioteca em sua própria casa. A ideia de digitalizar seu acervo para que o mundo inteiro tenha acesso é, sem dúvida, muito importante no processo de democratização da leitura".
Trajetória
José Ephim Mindlin nasceu em São Paulo, no dia 8/9/1914. Começou sua carreira como advogado, empresário e bibliófilo brasileiro. Filho do dentista Ephim Mindlin e de Fanny Mindlin, nascidos em Odessa, formou-se na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Advogou por alguns anos e foi um dos fundadores da empresa Metal Leve, que, mais tarde, se tornou uma potência nacional no setor de peças para automóveis. José Mindlin deixou a empresa em 1996. Hoje, entre outras atividades, preside a Sociedade de Cultura Artística.
Após sua aposentadoria do mundo empresarial, Mindlin pôde dedicar-se integralmente a uma paixão que tem desde os 13 anos de idade: colecionar livros raros. Seu primeiro livro foi Discours sur l"Histoire universelle, de Jacques-Bénigne Bossuet, de 1740. Hoje, aos 95 anos de idade, acumula um acervo de mais de 38 mil obras.
Em 20/6/2006, Mindlin foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras, onde passou a ocupar a cadeira número 29, sucedendo a Josué Montello. Após saber da eleição, Mindlin declarou: "De certa forma, coroa uma vida dedicada aos livros".
Aos 95 anos, o dono da maior biblioteca particular da América Latina está abrindo seu baú de memórias pela primeira vez.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações