Acervo histórico preserva história do Legislativo paulista


04/02/2005 18:21

Compartilhar:

Cartão postal de Bragança Paulista de 1909<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Braganca Postal.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

acervo@al.sp.gov.br

Em 25 de Novembro de 1909 o presidente e o bibliotecário do "Club Literario e Recreativo" de Bragança Paulista, Alziro Ferreira Carneiro e Estevam Fróes, enviaram ao Congresso Legislativo do Estado de São Paulo - nome então ostentado pelo Legislativo Paulista - um pedido de subvenção de 1:500$000 (um conto e meio de réis) para manutenção da entidade. Em seu pedido, contavam um pouco da história de "Club" e de suas finalidades:

"Fundado a 27 de maio de 1894, começou o Club Literario Recreativo, para a consecução de seus fins, de montar uma biblioteca, para uso de seus associados. [...] Acelerando-se, nestes últimos tempos, o seu desenvolvimento, fundou uma escola noturna primária, ministrando, gratuitamente, o ensino a todos os que a procuraram, obtendo grande aceitação. Funcionou, tendo sido durante seis anos auxiliada pela Câmara Municipal, desde 1900 até 15 de novembro de 1906. A este tempo, já estava a sede social localizada no magnífico palacete situado entre o largo da Matriz e a rua Direita, hoje Dr. Candido Rodrigues, e que é, verdade se diga, o melhor sobrado de Bragança, que o Club, a 5 de março desse ano, adquiriu por compra à firma Prado, Chaves & Cia., pela quantia de 32:000$000. [...] E, nesse tempo, franqueou ao público a sua biblioteca, que [...] é freqüentada, anualmente, por quatro mil pessoas,mais ou menos."

A seguir, os autores assim justificavam a subvenção pedida:

"Mas acontece que, desde 1º de janeiro deste ano [1909], suprimiu a Câmara Municipal o auxílio de 1:200$000, anual, que lhe garantia a subsistência folgada e beneficiadora. É de notar que, para ser a biblioteca franqueada ao público, foi preciso fechar a escola noturna, de modo que só um interesse pouco comum pelo desenvolvimento da cultura entre nós, tem feito que, à custa de sacrifícios inauditos e raros, e sem auxílio oficial, pois que o Club tem a renda mensal oscilante de 300$000 apenas, não se fechem as portas de sua biblioteca, aliás a única desta zona".

O cartão postal que aqui reproduzimos mostra a sede do "Club Literario e Recreativo" e integra um conjunto de documentos preservados na Divisão de Acervo Histórico da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Esta imagem faz parte um conjunto de centenas de milhares de documentos, cobrindo o período de 1819 a 1947 preservados na Divisão de Acervo Histórico e abertos à consulta pública.

Para melhor atender à crescente demanda de pesquisadores e interessados a partir de 1º de fevereiro de 2005 o Acervo Histórico da Assembléia Legislativa de São Paulo terá novo horário de atendimento ao público: das 9 às 19 horas, de segundas às sextas-feiras.

alesp