Deputado participa da aula inaugural da UAB em São José

O deputado Carlinhos Almeida (PT) participou, no último dia 15 de setembro, no Cedemp de São José dos Campos, da aula inaugural dos cursos de pedagogia e engenharia ambiental, do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Além do deputado, estiveram presentes a representante do MEC, Iara Bernardi, o representante da Ufscar, José Antonio Gonçalves, e os vereadores petistas Wagner Balieiro e Amélia Naomi. O evento contou com a presença de cerca de 200 pessoas.
Iara Bernardi destacou que o governo federal tem ampliado no Estado de São Paulo e em todo o Brasil os investimentos na expansão do ensino superior público. Ela ressaltou ainda que a atual política de educação prioriza a educação por meio do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
Carlinhos saudou os alunos que formam a primeira turma do pólo de São José do curso à distância. Também disse que o governo federal tem tratado a educação de forma articulada, priorizando o ensino básico, mas investindo no ensino superior para formar professores e melhorar a qualidade da educação brasileira. Reiterou, ainda, a importância das ações do governo federal no município de São José dos Campos, já que hoje são oferecidas mais de 1.900 vagas gratuitas em universidades aos estudantes, entre Prouni, Unifesp e UAB.
O professor José Antonio Gonçalves afirmou que a Ufscar atende cerca de 6 mil alunos nos cursos presenciais e que agora a universidade está abrindo mais 1.850 vagas para o ensino à distância. Segundo ele, uma expansão desse porte em tão pouco tempo significa um grande desafio para que a universidade mantenha a qualidade do ensino público federal, em especial na área de engenharia ambiental, que é um curso inovador no país.
carlinhos@carlinhos.org
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações