Conferência na Fiesp trata de sustentabilidade e produção limpa

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) assinou, no dia 24/3, um protocolo de cooperação com as universidades para pesquisas na área de sustentabilidade industrial. O documento foi assinado no auditório da Fiesp durante a Conferência Paulista de Produção Mais Limpa. O deputado Davi Zaia (PPS), 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, representou o presidente do Legislativo paulista, Barros Munhoz.
O presidente da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), Fernando Reis, falou da aproximação da Cetesb com a Fiesp em torno da preocupação da produção através de recursos menos poluentes.
Perante uma platéia repleta de estudantes, ambientalistas, técnicos e representantes da indústria, Reis disse que a próxima etapa é a participação mais efetiva da universidade, em torno de um projeto para o país, em outras bases de desenvolvimento.
Ao ressaltar a relevância da universidade em participar da tarefa de produzir o conhecimento científico para aplicação industrial, o deputado Davi Zaia elogiou a postura da Fiesp e a preocupação da indústria que, a despeito do momento de crise econômica, procura desenvolver um projeto de longo prazo em torno da pesquisa de modos de produção mais adequados.
Davi Zaia ressaltou o papel do Legislativo na busca de uma legislação cada vez mais eficiente, que permita ao Estado exercer o seu papel regulador para desenvolver um ambiente mais propício para o desenvolvimento.
Nesse sentido, o deputado citou o atual presidente Barros Munhoz que, ao assumir o posto, enfatizou a questão legislativa, mas também evidenciou a importância do Legislativo como fórum para ouvir os agentes econômicos, promover audiências e debates, e consultar a sociedade sobre diferentes temas, como o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida.
O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, defendeu o trabalho conjunto com os deputados. Disse que a parceria é o melhor caminho para a solução dos problemas e confessou que antes a indústria via com reservas a Cetesb. Skaf afirmou que essas diferenças foram superadas com o diálogo e, em seguida, com a decisão de desenvolver o atual projeto comum em favor de uma produção mais limpa, desenvolvido a partir de algumas indústrias que serviram de modelo.
Em seguida à fala do presidente da Fiesp, foi assinado o protocolo de cooperação conjunta com as universidades. Assinaram o documento diretores e reitores da Faculdade de Belas Artes, FEI, Mackenzie, Faculdade Mauá, PUC, Anhembi Morumbi, ESPM, FMU, Faculdade Rio Branco, Faculdade Trevisan, Unicsul, Unip, Unisa, Faculdade São Judas Tadeu e Unicamp
dzaia@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações