Frente parlamentar contribuirá para garantir direitos dos deficientes




Em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira, 11/12, no auditório Franco Montoro, foi lançada a Frente Parlamentar pelos Direitos das Pessoas com Deficiência, coordenada pelo deputado Waldir Agnello (PTB). A cerimônia, que contou com a participação do secretário estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Rogério Amato, foi aberta pelo presidente do Legislativo paulista, deputado Vaz de Lima.
"Tenho certeza de que a frente vai trazer uma enorme contribuição às discussões sobre o tema", afirmou Vaz de Lima, dizendo que a Assembléia está finalizando o processo de consolidação da legislação para portadores de deficiência e que pode votar ainda este ano a criação da Secretaria das Pessoas Portadoras de Deficiência, proposta pelo Poder Executivo. Destacou ainda que foi elaborado um plano diretor que deve tornar o Palácio 9 de Julho e o anexo a ser inaugurado locais de acessibilidade universal.
O secretário Rogério Amato, que é pai de uma jovem portadora de síndrome de Down, afirmou que é necessário que haja um processo amplo de inclusão da pessoa com deficiência, e que esta inclusão tem de começar desde o primeiro momento. Amato relatou experiência de escola americana que tem entre seus alunos portadores de diferentes deficiências, que freqüentam as atividades em conjunto com jovens sem deficiência, e que esta experiência tem sido tão positiva que é referência nos Estados Unidos.
Durante o evento, o secretário Amato e o presidente da Assembléia fizeram o primeiro acesso ao site da frente parlamentar (www.direitosdosdeficientes.org). Inaugurado durante o evento, o site tem por objetivo disponibilizar informações sobre as ações da frente e sobre temas ligados à pessoa com deficiência.
Ações
Waldir Agnello fez um resumo das ações que deverão nortear os trabalhos da frente. Segundo ele, organizar as ações que vêm sendo tomadas a favor da inclusão é o primeiro passo a ser dado. "Vamos realizar um mapeamento do mercado de trabalho para podermos atuar na qualificação dos portadores de deficiência para as vagas existentes. Outro ponto é a questão de acessibilidade, garantir que de fato que os prédios públicos sejam acessíveis, como também os locais voltados para o lazer e a cultura. O treinamento dos profissionais que prestam serviço em hospitais para que possam atender adequadamente o portador de deficiência é outra demanda já identificada", afirmou.
Agnello relatou que a busca de mecanismos que possam facilitar a vida do deficiente, como a isenção do ICMS para a aquisição de veículos, é uma das linhas do trabalho dos mais de 70 deputados que fazem parte da frente. "Gostaria de ver aprovado, entre tantos outros, um projeto de minha autoria que é o barateamento do custo de próteses ou órteses através da redução de impostos. Hoje temos aproximadamente 190 projetos tramitando na Casa que trazem algum benefício para o deficiente. Este é um dos trabalhos a ser realizado: o de fazer a depuração, a aglutinação, quando for o caso, e batalhar para sua aprovação", finalizou.
Um dos destaques do evento foi a interpretação do hino nacional pelo coral Vidas Ouvidas, de Sorocaba, composto por deficientes auditivos.
Estiveram presentes ainda os parlamentares Célia Leão (PSDB), Olímpio Gomes (PV), Rafael Silva (PDT) e José Candido (PT), e também a presidente do Conselho Estadual para Assuntos das Pessoas Portadoras de Deficiência, Márcia Gori; o coordenador do Projeto de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência do Serasa, João Ribas; a chefe da Divisão de Medicina de Reabilitação do Hospital das Clínicas, Linamara Batistella, e a diretora do Instituto Vivo, Karinna Bidermann Forlenza.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações