Sessão Solene homenageia vítimas de atentado e marca compromisso com a paz


11/09/2002 21:01

Compartilhar:

Cônsules de diversos países participaram da cerimônia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Consules.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

No primeiro aniversário dos ataques terroristas de 11 de setembro aos Estados Unidos, a Assembléia Legislativa lembrou e reverenciou as vítimas do atentado em sessão solene. Além de homenagear aqueles que pereceram naquela data, a solenidade teve como objetivo transmitir mensagem de paz e de solidariedade àqueles que sofreram e sofrem com a violência do terrorismo.

O presidente do Legislativo paulista destacou a importância do evento como forma de inserir a Assembléia Legislativa numa "cultura da paz" e colocar a Casa entre aqueles que se insurgem contra qualquer forma de violência e lutam pela união e solidariedade entre os povos.

Cônsules de diversos países participaram da cerimônia. O cônsul-geral dos Estados Unidos, Patrick Duddy, assinalou que os ataques terroristas não foram somente contra os Estados Unidos, mas contra toda a comunidade internacional. Ele lembrou o compromisso coletivo de garantir que a justiça seja feita e a determinação de derrotar o terrorismo onde quer que ele esteja. Transmitiu mensagem do presidente dos Estados Unidos agradecendo aos povos de cada país que compartilha o pesar pela perda de vidas inocentes e manifesta amizade e apoio ao povo americano.

Também esteve presente à cerimônia o Capitão Daniel Daly, que há 24 anos integra o Corpo de Bombeiros de Nova Iorque e fez parte de uma das equipes de salvamento após o atentado ao World Trade Center. Após os ataques, Daly permaneceu na área "marco zero" por várias semanas. O capitão que foi agraciado em abril de 2002 com a medalha Liberty, concedida pelo Senado do Estado de Nova Iorque, relembrou momentos da operação de resgate, destacando o horror da devastação e enfatizando as incríveis histórias de coragem e solidariedade que daí provieram.

A execução do Toque de Silêncio e a apresentação de filme sobre o atentado foram também recursos utilizados para relembrar e homenagear as vítimas dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

alesp