Parlamentar e prefeito cobram maior suprimento de energia para região de Santana de Parnaíba

O deputado João Caramez (PSDB) e o prefeito de Santana de Parnaíba, Benedito Fernandes, coordenaram uma reunião com o vice-presidente coorporativo da AES Eletropaulo, RicardoGobbi Lima, no dia 5/6, ocasião em que solicitaram da concessionária o aumento do suprimento de energia nas cidades de Itapevi, Jandira e Parnaíba, mais especificamente no trecho da rodovia Castello Branco, que compreende os quilômetros 32 e 42, para atender as empresas desta área que sofrem com constantes quedas de energia.
Fernandes e Caramez reiteraram o fato de que o aumento do suprimento resolveria os problemas para as empresas tanto de Itapevi como de Jandira e Santana de Parnaíba. "Em uma única iniciativa, a companhia atende três municípios, já que os dez quilômetros da rodovia são ocupados por eles. Com mais empresas, teremos mais crescimento, mais empregos e uma região mais desenvolvida", resumiu o deputado.
Caramez afirmou que a Eletropaulo deve entender que a região Oeste é uma das poucas da Região Metropolitana que realmente tem condições de crescer, por causa da sua localização privilegiada e de grandes áreas disponíveis de zoneamento predominantemente industrial (ZUPI 1). "Por conta disso, queremos a garantia de energia adequada tanto para as empresas que já estão instaladas como para aquelas que têm interesse na instalação", declarou o parlamentar.
Participaram do encontro o presidente da Via Oeste, José Braz Cioffi, e o diretor geral de Produtos de Engenharia para a América Latina da Goodyear, Renaldo Calderini, ambos integrantes do Fórum de Desenvolvimento Econômico-Social da Região Metropolitana Oeste, além de outros representantes da AES, como Max Xavier Lins, diretor de Gestão de Clientes Coorporativos e José Raimundo da Silva, diretor da Unidade Oeste. O secretário de Obras de Parnaíba, Roberto Xavier, também acompanhou a reunião.
Segundo Calderini, os problemas de energia daquela área são tão grandes que apenas uma de suas unidades, instalada no km 41, funciona com o suprimento normal da AES. A outra necessita de geradores. "A situação tem ficado muito difícil porque temos planos de trazer para a região mais duas fábricas, mas, se o problema de energia persistir, teremos que rever nossos projetos", explicou o diretor da Goodyear, segundo o qual, "a região é ótima, mas sofre com problemas de energia".
O presidente da ViaOeste também se colocou à disposição da Eletropaulo para o que for necessário. "Queremos ser parceiros desse desenvolvimento, porque uma região mais forte é do interesse de todos nós", afirmou Cioffi.
Garantia
O vice-presidente da AES Eletropaulo afirmou que o pedido era legítimo e confirmou que medidas imediatas serão tomadas para que o suprimento atual seja melhorado. Lima também garantiu que a empresa irá realizar estudos para planejar o aumento da rede de energia para atender tanto as empresas já instaladas como uma nova demanda. "Entendemos o potencial de crescimento da região, e nossa companhia tem total interesse em participar ativamente desse desenvolvimento", ele explicou.
Entre as medidas citadas, em curto prazo, os representantes da AES colocarão em prática um plano de manutenção e monitoramento, que contempla a reforma e substituição de trechos das redes atuais por redes compactas e poda das árvores, que interferem na transmissão da energia. Em médio prazo, a companhia prometeu estudar a instalação de uma nova subestação que garanta o aumento do suprimento de energia, a fim de resolver definitivamente o problema enfrentado pelas empresas da região.
jcaramez@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações