Lançamento de Frente Parlamentar reúne metroviários na Assembléia





Aconteceu nesta quarta-feira, 22/8, o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Metrô Público e Estatal, no Auditório Franco Montoro, por iniciativa dos deputados Raul Marcelo (PSOL) e Simão Pedro (PT). O evento contou com a participação de representantes do sindicato dos metroviários, dentre outros, e de entidades.
Raul Marcelo iniciou a reunião comentando a importância do Metrô de São Paulo para toda a população da cidade e afirmou que a frente terá muito trabalho nessa questão. De acordo com ele, o processo de entrega do Metrô para a iniciativa privada vai passar pela Assembléia, portanto é preciso conscientizar os deputados para que os mesmos possam combater essa privatização.
O deputado Simão Pedro acrescentou que o Metrô deve continuar sendo administrado pelo Estado para ter um controle social e garantir bom funcionamento. Na opinião do parlamentar, demissões, perda na qualidade dos serviços e tarifas mais caras serão conseqüências da privatização.
Os representantes das entidades concordam com a opinião dos deputados. Para Flávio Godoy, presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, há muito tempo que a categoria metroviária sofre com a questão da desestatização do Metrô e com o processo de terceirização de alguns serviços. "Os funcionários apontaram várias irregularidades nas obras do Metrô, inclusive na linha 4, que estão sem nenhuma fiscalização do poder público", afirmou Godoy, criticando as demissões de metroviários grevistas, o que considerou uma violação à Constituição.
Em relação à linha 4, a representante dos moradores atingidos pelo acidente em Pinheiros, falou que a companhia responsável pelas obras foi avisada das anormalidades que estavam acontecendo nas casas em torno da estação. Os engenheiros que foram ao local concluíram que as obras não tinham relação com os problemas das casas. "Estamos sofrendo com o descaso do governador José Serra há um ano. Não sabemos a quem mais podemos recorrer, pois já procuramos todos os órgãos públicos responsáveis nessas situações", relatou a representante Zelma.
Para finalizar, o deputado Raul Marcelo fez algumas sugestões na tentativa de resolver a situação, como acompanhar as propostas do governo sobre transportes; fazer outras reuniões para debater questões relacionadas ao Metrô; incluir mais entidades na frente; seguir a agenda feita pela readmissão dos funcionários; e reunir deputados para solicitar audiência com o governador.
Durante a reunião, os deputados Carlos Giannazi (PSOL), Olímpio Gomes (PV), Sebastião Almeida (PT) e Marcos Martins (PT) marcaram presença para mostrar seu apoio à frente.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações