Assembléia Popular







Olho na Escola
José Roberto Alves da Silva, do Movimento Comunidade de Olho na Escola Pública, informou sobre a apresentação de denúncia por crime de responsabilidade contra o secretário da Educação, Gabriel Chalita, por não ter cumprido o que a lei propõe com relação à Educação no Estado de São Paulo. Disse que todas as denúncias com relação à educação estão sendo morosamente tratadas. Pediu ainda à Comissão de Educação que analise com cuidado as questões sobre aumento de verbas para o ensino no Orçamento para 2006. E à Comissão de Segurança Pública solicitou providências à deputada Delegada Rose sobre a Defensoria Pública.
Guarapiranga I
José Francisco Feitosa, do Fórum Sul, disse que o deputado Mário Reali (PT) cometeu um engano quando disse que o projeto de lei da Bacia do Guarapiranga é de autoria do Executivo. Ele solicitou ainda ao secretário do Meio Ambiente o cuidado na análise do projeto. Citou ainda a necessidade de se evitar construções irregulares nas áreas de mananciais.
Guarapiranga II
Samuel Bento da Silva, da Coordenadoria Acadêmica de Direito Constitucional OAB-SP, falou sobre o Projeto de Lei 85, de 2004, que regulamenta o entorno da Bacia do Guarapiranga. Alertou para a inconstitucionalidade de alguns pontos do projeto. Disse que apóia a lei 10257, de 2001, mas precisa ser corrigida. Disse ainda que é necessário que a população que mora nas regiões de mananciais seja devidamente esclarecida, de forma simples e compreensível, sobre os aspectos técnicos do projeto.
População de rua
Robson César Correia de Mendonça, do Movimento pelos Direitos da População em Situação de Rua, convidou a todos para participar do seminário que o movimento realizará na Câmara Municipal de São Paulo, no dia 11 de novembro, das 9 às 17 horas. O evento vai discutir as aspectos político, social e econômico que dizem respeito à população de rua e pretende trazer soluções para a problemática dessas comunidades. Criticou ainda a divulgação de eventos gratuitos que são na verdade cobrados.
Impulsos
Vagner Arantes da Costa, pastor pertencente ao Instituto Criança é Vida do Estado de São Paulo, denunciou a cobrança de contas absurdas por parte da Telefonica. Arantes da Costa disse que "a empresa cobra impulsos indiscriminadamente e não quer fornecer a prova de que o telefone foi efetivamente utilizado".
Guapiranga III
Nilton Abrão, da Coordenadoria Acadêmica de Direito Constitucional OAB-SP, tratou também do Projeto de Lei 85, de 2004, sobre a as áreas que contornam a Bacia do Guarapiranga. Abrão disse estranhar as "súplicas dos prefeitos que compareceram à Comissão de Meio Ambiente ontem pedindo urgência na aprovação da lei". Segundo ele, a maioria dos moradores das áreas de mananciais não conhece a lei. O assunto precisa ser muito bem discutido antes de ser aprovado. Nilton Abrão e Samuel Bento da Silva entregaram documento nos gabinetes de deputados alertando para pontos complicados do projeto de lei.
Morte na Escola
Cremilda Estella Teixeira, do Núcleo de Apoio a Pais e Alunos, responsabilizou o governador Geraldo Alckmin pela morte de mais um aluno de escola pública na periferia de São Paulo. Cremilda disse que o "aluno de escola pública está abandonado e com medo". No caso citado pela representante da entidade, de um aluno que atirou em outro dentro da escola, disse que o delegado de polícia tratou o aluno acusado com discriminação só porque "pertence a escola pública". Ela disse também que colocar dois policiais na porta da escola não vai resolver o problema.
Poucas viaturas
Maria Lima de Matos, delegada de polícia aposentada, criticou o governador Geraldo Alckmine o secretário Saulo de Castro Abreu pelas falhas na segurança pública. Maria Lima afirmou que tem procurado verificar o número de viaturas policiais que circulam na periferia. "A constatação é óbvia, são poucas", disse.
Voluntária
As dificuldades pelas quais a Associação Ninho está passando foi a tônica das palavras da voluntária da instituição Maria Luciene Nascimento dos Reis, que ressaltou o importante papel que a instituição tem no resgate da auto-estima das crianças e familiares atendidos por ela.
Burocracia
Marluce Paulino Peixoto, da Associação Ninho, reclamou da interminável burocracia que tem impedido a assinatura de convênio entre a entidade e a prefeitura de São Paulo. "A atuação da associação tem sido fundamental para a comunidade de Parelheiros, inclusive estou terminando o curso de pedagogia e pretendo me dedicar ao trabalho na comunidade", afirmou.
Desencanto
O desencanto com o desinteresse dos poderes Executivo e Legislativo com a educação foi manifestado por Ana Maria Pereira dos Santos, do Fórum Municipal de Educação-SP. A necessidade da implantação do Plano Estadual de Educação foi reiterada por Ana, que convidou a todos para participarem das reuniões do Fórum, todo segundo domingo do mês.
Participação popular
Mauro Alves da Silva, do Grêmio Social Esportivo Recreativo Sudeste, criticou a tentativa de tutelamento do poder público sobre os conselhos em que há participação popular. Mauro afirmou que é necessário direcionar os plebiscitos para temas que realmente tenham importância para a população. Afirmou que é necessária a implantação do voto direto da comunidade escolar para a escolha dos diretores das escolas públicas.
Guarapiranga
A falta de respostas as várias indagações da comunidade sobre o projeto de lei que cria a lei específica da Guarapiranga foi a queixa apresentada por José dos Santos, da Associação dos Moradores do Parque Recanto Cocaia. O líder comunitário afirmou que o PL 85 que cria a lei específica não é da autoria do governador e sim de técnicos da prefeitura municipal e que se for aprovado da forma como está ele é um estímulo à especulação imobiliária.
Fiscalização
Anderson Cruz, do Instituto Pau Brasil, afirmou que é necessário maior fiscalização da comunidade nas escolas e saudou a criação de uma ouvidoria na Secretaria Municipal de Educação, mas ressaltou que é necessário que ela seja mais efetiva do que a que existe na esfera estadual. "Não basta apenas registrar as reclamações, é necessário que sejam tomadas providências efetivas", afirmou.
Economia solidária 1
O presidente da Unisol Brasil, que congrega diversas cooperativas, Cláudio Domingos da Silva, pediu o apoio dos deputados para as diversas iniciativas de economia solidária que estão acontecendo no País e no Estado. Ressaltou que "o cooperativismo é uma das formas de incluir os excluídos".
Economia solidária 2
Marcelo José Ladeira Mauad, advogado da Unisol, manifestou o repúdio da entidade ao PL 269/05, do deputado Arnaldo Jardim (PPS), que, segundo ele, cria restrições para o desenvolvimento da economia solidária ao criar mais burocracia para o registro das cooperativas, que além da inscrição na junta comercial serão obrigadas a se registrarem em entidades privadas como a OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e a OCESP (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo). Para Marcelo os artigos 3º e 7º são os que mais prejuízos causam as iniciativas de economia solidária.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações