Museu de Arte - Célia Messias


Célia Messias se exprime e conta através das imagens seu encanto poético
Síntese de expressões e de sentimentos, onde a cor, às vezes monocromática, possui uma particular musicalidade que supera os significados dos estímulos visuais, a obra de Célia Messias denota uma escritura minuciosa, rica de sombras e nuances onde se adverte, o toque de uma artista hábil, sensível e - por que não? - sonhadora.
Na pintura dessa artista, mesmo quando não transparece o grafismo, sente-se que sob a cor existe um desenho robusto e sensível que sustenta a estrutura.
A artista não se limita a pintar, mas com suas obras nos envolve narrando seus contos com uma voz convincente e apaixonada de quem é entusiasta de sua terra natal e de suas descobertas.
Suas baianas sem vulto estão inseridas num contexto histórico, folclórico e paisagístico da velha Bahia: desde a lavagem das escadarias do Bonfim, ou preparando quitutes ou fazendo oferendas, possuem movimento próprio.
Em seus temas e em suas formas circulam um calor de vida, uma presença natural, uma aceitação humilde e solene junto à verdadeira substância do ser humano, substância esta que se anima de energia e se compõe numa forma que o corte transforma grandiosa na linearidade dos conjuntos.
A obra "Baianas II", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, revela que a pintura, para Célia Messias, representa pesquisa, necessidade interior para se exprimir e de contar através das imagens seu encanto poético.
A artista
Célia Messias nasceu em Itabuna, Bahia, em 1943. Possui a licenciatura plena em educação artística com habilitação em artes plásticas pela Universidade Católica de Salvador.
Realizou cursos de pintura com Anna Georgina (1978); Waldo Robatto, Woodson Makelly, Salvador, BA, e Inês Spuras, São Paulo, SP (2002); abstrato, com Demétrio Muniz, São Paulo, SP; transparências, com Cecília Braun, São Paulo, SP; mosaico, com Miriam Daher, São Paulo, SP (2003); aguadas, com Geanette Reinis, São Paulo, SP; encáustica, também com Geanette Reinis, São Paulo, SP (2004); e texturas, com Ulisses Andrade, Salvador, BA (2005).
Participou de exposições coletivas na Panorama Galeria de Arte, Salvador, BA (1978/1979); Museu de Arte da Bahia, Salvador (1979); Centro de Cultura Adonias Filho, Itabuna, BA (1989); I Sala de Arte Moderna de Itabuna, BA; Centro de Cultura Adonias Filho, Itabuna, BA (1992); Panorama Galeria de Arte, Salvador, BA (1995); Galeria Walter Moreira, Itabuna, BA (1996 e 2003); Panorama Galeria de Arte, Salvador, BA; Maison Saint German, São Paulo, SP; Semana da Cultura , Centro de Cultura Adonias Filho, Itabuna, BA (2003); II Bienal do Jornal Agora, Itabuna, BA (2004); Chateau de Penthes Chambesy " Genebra, Suíça (2005); e Clube Naval do Rio de Janeiro, RJ (2006).
Realizou mostras individuais no Centro de Cultura Adonias Filho, Itabuna, BA (1991); Shopping do Pelô, Salvador, BA; Espaço Cultural Baby Beef, Itabuna, BA (1994); Centro de Cultura do Banco do Brasil, Itabuna, BA; Teatro Municipal de Ilhéus, BA (1995); Jequitibá Plaza Shopping, Itabuna, BA (2002); Centro de Cultura Adonias Filho, Itabuna, BA (2003); Sanlazzaro Espaço de Arte Salvador, BA (2004); e Jequitibá Plaza Shopping, Itabuna, BA (2006).
Possui obras em diversas coleções particulares no Brasil e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações