Acervo Artístico: A expressividade da cor de Vera Pimenta contida pelos traços fortes que envolvem sua pintura


Artista de idéias claras e precisas, Vera Pimenta representa uma voz de particular clareza além de uma aparente ordem sugerida pela exuberância vital do traço e da cor típicos de sua obra. O emblema do seu traço-cor é um índice claro da vontade de esclarecer o mundo pesquisado e revelado à luz de sua visão interior, sustentada por um lirismo de fundo e pelo respeito aos meios mais específicos da pintura.
A artista parte da figuração e se desenvolve gradativamente guiada pela urgência de reconstruir um mundo pictórico que reflita as ansiedades, os problemas e os momentos do homem contemporâneo. Paralelamente revela os valores poéticos de sua alma.
Essa pesquisa, filtrada com precisão pela sua autocrítica, num contraponto contínuo de consciência consente a Vera Pimenta de colocar em relevo as luzes, as sombras e as possibilidades de recuperação existencial presentes num mundo em evolução. Passível de resgate da dor, de sofrimento e de momentos de felicidade, essa sua posição se traduz em imagens serenas, numa controlada exaltação lingüística, onde a matéria pictórica é rica e fértil.
Em Gratidão e Menino com pipa, obras doadas ao Acervo Artístico do Parlamento Paulista, a gama cromática possui um naturalismo quase simbólico e gestual, um gesto indicativo de uma vontade de participação à contingência, contido e delimitado pelos traços fortes que envolvem a expressividade da cor.
Artista
Vera Pimenta nasceu em 1952 na cidade de Barretos. Desenvolvendo uma linha de trabalho figurativa contemporânea, a artista afirma que sua obra tem como finalidade o "não compromisso".
Desde o início de sua carreira, em 1990, participou de diversas exposições individuais e coletivas, no Brasil e Exterior, recebendo Medalhas de Prata e Ouro bem como troféu destaque e prêmio homenagem.
Realizou as seguintes exposições individuais: Espaço Cultural Caixa Econômica Federal, São Paulo (1999); Espaço Cultural Reciclar, SP (2000); Arteamais, Atelier e Galeria, Rio de janeiro (2002).
Participou ainda de mostras coletivas na Galeria Nini Barontini, Curitiba, PR, e "Brasil Contemporâneo" no Centro Cultural Rebouças (1999); Elmi Atelier e Galeria, SP; Galeria Sette & Zucheratto, Belo Horizonte, MG; Casa da Fazenda do Morumbi, SP (2000); Cromo Espaço de Arte, Curitiba, PR (2001); "Made in Brazil", Courthouse, Washington, Estados Unidos (2002).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações