Vergonha: o Brasil das piores escolas

Para quem tenta compreender por que a criminalidade tem sido tão alta no Brasil, aqui vai uma reflexão. Devemos levar em conta o fracasso das polícias, a tolerância da Justiça, a crise econômica do País e a derrota da ética. E a explicação só ficará completa se for acrescentada a essa lista um fator básico: no Brasil, educação é só da boca para fora. Isso mesmo: da boca para fora.
Uma recente pesquisa da Unesco, o braço da ONU voltado para a Educação, Ciência e Cultura, mostra o Brasil numa péssima classificação quanto aos alunos de escolas primárias, o ensino fundamental. O índice de repetência em escolas brasileiras da primeira à quarta série atinge 21%! Isto significa que, na lista de 142 países pesquisados, o Brasil está entre os de piores resultados.
Para se ter uma idéia da gravidade da situação, basta comparar: enquanto o Brasil apresenta esses 21% de alunos repetindo de ano, outro país sul-americano, o Chile, não passa de 2%. E a Argentina fica em apenas 6%.
O pior, porém, está na comparação com países pobres da África, da Ásia e da América Latina: nessa pesquisa divulgada em Nova York, o Brasil está ao lado de Moçambique e em condições piores que as de Ruanda, Senegal, Namíbia, Guiné, Uganda, Camboja, Guatemala e... até o Haiti!
Sim. No miserável e instável Haiti, os alunos repetem menos. Escolas más, alunos maus, criminalidade alta: essa equação, o Brasil não aprendeu. E, se não aprender, ainda enfrentará a onda de crimes por décadas e décadas. Como jornalista, radialista e deputado estadual, tenho alertado que a deficiência da segurança pública é o problema número 1 do Brasil. De fato: se não houver segurança para a simples sobrevivência dos trabalhadores e de suas famílias, de que adiantarão moradias, alimentação, saúde, transportes, emprego e escolas? No entanto, os governos e a sociedade do País deveriam estar mais preocupados com o rumo tomado nos últimos anos pela educação brasileira. Cada governante que assume o poder em Brasília ou no Estado ainda em cada prefeitura costuma apresentar planos. Mas, a cada troca de governo, o balanço é sempre negativo no que diz respeito às escolas. Mesmo havendo, hoje em dia, leis que determinam às prefeituras a aplicação de 25% de seus orçamentos para a área da educação, as escolas permanecem frágeis, com professores mal-pagos e até mesmo com um incompreensível vandalismo contra as salas de aulas.
Diante desse quadro e tendo um presidente se orgulhando de dizer que chegou ao cargo sem ter diploma universitário, o Brasil acaba explicando sua vergonhosa classificação na lista da Unesco. Infelizmente, o País faz companhia à Venezuela, do irresponsável Hugo Chávez, e à Bolívia, do inculto Evo Morales, onde nacionalismo é confundido com o vício de andar para trás.
Já que teremos eleições em outubro, cabe aos cidadãos levar em conta a importância de seu voto, pesando muito bem as qualidades de cada candidato no momento de ficar diante da urna. Votar é participar com patriotismo!
*Afanasio Jazadji é deputado estadual do PFL e presidente da Comissão de Segurança Pública
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações