Código de Proteção aos Animais traz inúmeras proibições

Foi promulgada na última semana a lei 11.977, que dispõe sobre o Código de Proteção aos Animais do Estado de São Paulo. Fruto de um projeto de autoria do deputado Ricardo Tripoli (PSDB), o novo código chegou a ser vetado totalmente pelo governador, que alegava que seus dispositivos eram inconstitucionais. Entretanto, o veto acabou rejeitado pelo Plenário da Assembléia Legislativa, e a lei entrará em vigor a partir de 45 dias de sua publicação, que se deu em 25 de agosto.
Elaborado, segundo a justificativa do autor, com o objetivo de banir a "crueldade, os maus-tratos e quaisquer práticas que impinjam sofrimento desnecessário aos animais", o novo código promete causar grande controvérsia pelas inúmeras proibições que apresenta.
Circos, rodeios e abatedouros terão que se adaptar
Dentre as proibições, destaca-se a vedação da utilização de animais em eventos circences, a proibição de espetáculos com o emprego de instrumentos que provoquem comportamentos artificiais, como os saltos exuberantes dos animais nos rodeios, além da revogação explícita da lei que autorizava a denominada "jugulação cruenta", método de abate de bovinos recomendado pela tradição judaica.
No caso dos rodeios, a nova legislação não permitirá mais o denominado sedém, que é constituído por uma tira de pele de carneiro que transpassa a virilha dos animais e que é apertada, segundo denúncia dos defensores dos animais, comprimindo os testículos para produzir o comportamento selvagem de touros e cavalos que se observam nos rodeios.
Normas para experimentação científica
Outros dispositivos que devem chamar a atenção são as proibições de métodos medicamentosos de engorda de animais para o abate, como a utilização de hormônios ou anabolizantes e a realização de procedimentos de experimentação científica com animais que causem "dor, estresse ou desconforto de média ou alta intensidade", sem a utilização de técnicas de insensibilização, ou seja, anestesia.
Outra novidade, prevista também nos estabelecimentos que realizam experimentação científica, são as comissões de ética no uso de animais (Ceuas), com a função de avaliar a aplicação da legislação e do emprego de animais na experimentação, a exemplo do que já ocorre, segundo informações, nas universidades públicas do Estado.
Tem que pegar
Por causa da controvérsia que o assunto vai gerar, a lei deverá enfrentar questionamentos judiciais e deverá, para pegar, contar com o apoio dos defensores dos direitos dos animais para fiscalizar sua aplicação e divulgar, para o restante da sociedade, o caráter humanitário da medida, que se insere num cenário maior de respeito ao meio ambiente e às diversas espécies de animais, selvagens ou domesticadas.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações