Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Guita Lerner



Guita Lerner é antes de tudo uma artista de seu tempo. A obra dessa consagrada escultora demonstra que a tradição pode, com um só tema e um talento pessoal, acrescentar ao charme da moderna figura feminina um ar pompeiano.
Baseada em certas regras passadas ela imprime à sua obra força, sobriedade e sensibilidade, quase a exprimir uma nova dignidade humana. Uma intuição bem pessoal a conduz a uma concepção moderna da modelagem.
O ponto forte de Guita Lerner é manifestamente um maneirismo intrépido que implica uma deformação moderada. Portanto, podemos dizer que sua obra é mais romana do que helênica.
Embora fascinada e animada pelo mito da Antiguidade, sabe com total domínio revelar o íntimo que emana de suas obras. Por outro lado, infunde na matéria aquela tensão e aquela delicadeza de que a imagem pretendida necessita, seja retificando, remendando ou percorrendo todo o corpo plástico na sua estrutura de superfície e de massa, de perfil e de volume.
Dentro dessa operação, lenta e repetida, está a origem da obra de Guita Lerner, animada e envolvida de um leve tremor que repercute no compacto da matéria até as modulações submetidas.
As obras "Quo Vadis?", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, e "Introspecção", para o Museu da Escultura ao Ar Livre, servirão, sem dúvida, para os pósteros intensificarEM suas buscas do que chamaríamos de arqueologia da escultura do segundo milênio.
A artista
Guita Lerner nasceu em São Paulo, em 1928. Nos anos 70 dedicou-se à joalheria, passando à escultura de médio e grande formato na década de 80. Estudou no ateliê livre da Fundação Álvares Penteado em São Paulo em 1982 e frequentou o ateliê do escultor Santos Lopes, nos anos 1983 e 1984. Realizou pesquisas em cerâmica de alta temperatura sob a orientação de Hisae Sugishita (1994/1995). Desde 1995 até nossos dias vem trabalhando em ateliê próprio.
Participou de inúmeras exposições individuais, das quais se destacam: "Jóias de Guita Lerner", Ipen " Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares da Universidade de São Paulo (1981); Galeria Babelidu"s, SP (1985); Galeria Atualidades, A Hebraica, SP; Clube Alto de Pinheiros, SP (1986); "Vivências" Casa Tabacow, SP (1991); "Moradas, Mitos e Bênçãos", Hospital Albert Einstein, SP (1999).
Esteve presente ainda em numerosas exposições coletivas e salões de arte, como o 2º Salão de Artes Plásticas de Araraquara, SP, Medalha de Ouro (1983); Centre International d"Art Contemporain, Paris, França, Grande Medalha de Prata (1984); 1ª Mostra de Arte Contemporânea Brasileira, Expofair Internacional, espelho d"água de Belém, Portugal, Prêmio Aquisição e Medalha de Ouro (1985); "Portugueses de Além Mar e seus Parceiros", Lisboa, Portugal; 1ª Exhibition of Brazilian Contemporary Art, Curstix Hixon Convention Center, Flórida, Estados Unidos, Grande Medalha de Ouro (1986); 1ª Bienal Internacional do Anuário Latino-Americano de Las Artes Plásticas, Hors Concours (1987); "Eleven Women Sculptors from Brazil", Art Gallery of Brazilian-American Cultural Institute, Washington (1989); "A Arte Objectual" Década de 90, Museu de Artes Plásticas Quirino da Silva, Mococa, SP; Núcleo de Arte Contemporânea Renato Magalhães Gouveia Escritório de Arte, SP; Espaço Cultural Yázigi, São Paulo/Porto Alegre (1992); "Andanças Dez Mulheres e sua Arte", Casa Tabacow, SP (1993); 4ª Ceramic Art Centro de Negócios de São Paulo (1994); 24º Salão de Artes Plásticas Bunkyo, SP, Prêmio Acrilex (1995); "Olhares sobre a Cidade", Galpão das Artes, SP (1997) Projeto Masks; Art Show Chapel School, SP (1999); Os Melhores Escultores Brasileiros Galeria Gaudi, Sorocaba e Galeria Skultura, SP (2000); Mulheres do Terceiro Milênio Galeria André, SP; 4ª Semana Fernando Furlaneto, São João da Boa Vista, SP (2001).
Suas obras encontram-se em coleções particulares na Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Coreia, Dinamarca, Espanha, França, Inglaterra, Israel, Japão, Líbano, México, Noruega, Porto Rico, Portugal, Suécia, Suíça, Taiwan e Estados Unidos e em diversos museus brasileiros como o Museu de Arte do Parlamento de São Paulo e o Museu da Escultura ao Ar Livre, nos jardins da Assembleia Legislativa de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações