Primeiro secretário encaminhará solicitações do Instituto do Patrimônio do ABC


27/09/2007 18:25

Compartilhar:

Deputado Donisete Braga com a professora Anna Gedankien e Carlos Henrique Guidugli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PRIMEIRO SECRETARIO 1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Diretores do Instituto do Patrimônio do ABC, com sede em São Bernardo do Campo, estiveram nesta quinta-feira, 27/9, com o 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Donisete Braga (PT), para pedir apoio com vistas a resolver o problema de ocupação irregular na Chácara Baronesa e liberar verba para projeto que a entidade enviou ao Ministério da Cultura. Os pedidos foram encaminhados pela presidente em exercício do instituto, a professora aposentada Anna Gedankien, e pelo diretor-tesoureiro, Carlos Henrique Guidugli.

Gedankien esclareceu que a Chácara Baronesa, também conhecida como Haras São Bernardo, tem uma área de 326 m², localizada na divisa de Santo André com São Bernardo do Campo. No local há um haras informal. Devido ao problema de falta de moradia, cerca de 300 famílias carentes formaram a partir da década de 70 uma favela no interior da Chácara. "É preciso resolver com urgência o problema da ocupação, pois à medida que os dias passam mais famílias constroem no local", disse a professora.

Donisete Braga apurou que a Chácara Baronesa é classificada como parque estadual e que o governo do Estado pretende transformá-la em parque urbano de Lazer. Quando houver a transformação, será desafetada uma área para a construção de moradias populares por meio da CDHU. "Verei em que estágio se encontra a mudança de classificação. Também falarei com o secretário da Habitação, Lair Krähenbühl, a quem a CDHU está subordinada, para tratar da agilização do projeto de construção das moradias", informou o 1º secretário.

Sobre o Projeto Reviver o Patrimônio, enviado ao Ministério da Cultura, os diretores informaram que o mesmo já foi habilitado, porém os recursos estimados em R$ 185 mil ainda não foram liberados. "O projeto pretende formar jovens na área de restauração e que trabalharão na recuperação e preservação do patrimônio histórico dos sete municípios da Região do Grande ABC", disse Anna Gedankien.

"Irei a Brasília nos próximos dias e farei gestões para liberar os recursos", disse o deputado. Durante o encontro, no gabinete da 1ª Secretaria, Donisete Braga sugeriu realizar um evento na Assembléia Legislativa "para recontar a história do Grande ABC". Segundo ele, seriam convidados pesquisadores, professores e representantes de ONGs e prefeituras para realizar um diagnóstico de todos os atrativos da região nas áreas do patrimônio histórico, social, cultural e político. "Há um grande número de bens culturais e patrimoniais nos sete municípios que precisam ser divulgados para serem preservados", acrescentou a presidente do instituto.

dpbraga@al.sp.gov.br

alesp