Educação ambiental e planejamento metropolitano

Opinião
04/06/2007 20:51

Compartilhar:

Haifa Madi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Haifa Madi0002.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Estado de São Paulo é formado basicamente por dois ecossistemas: mata atlântica e cerrado. São regiões ricas, mas infelizmente ameaçadas. De 1962 a 1990-92, a perda de vegetação foi alarmante, mais de 55%. Apesar dos avanços que os ambientalistas conseguiram em todo o Brasil, após décadas de luta, ainda existe um longo caminho para a efetiva proteção de nossa fauna e flora.

Ao meu ver, faltam dois aspectos importantes que, como parlamentar, sinto-me na obrigação de incentivar e fiscalizar: educação ambiental e gestão ambiental integrada nas Regiões Metropolitanas. Embora a Lei nº 9795/99 institua a Política Nacional de Educação Ambiental, a prática ainda não é observada na maioria das escolas públicas. Acredito que a conscientização, o respeito e os cuidados que devem ser tomados, por todos nós, em relação ao meio ambiente devem ser inseridos no ensino formal. Atualmente, os programas ambientais restringem-se em maioria as atividades desenvolvidas pelas Secretarias de Meio-Ambiente, quando deveriam fazer parte do dia a dia da criança e do jovem na escola. Afinal, investir na criança é semear para colher bons frutos, ação muito mais eficaz e econômica do que somente coibir e fiscalizar.

Além disso, infelizmente, o planejamento e a gestão ambiental dos municípios das Regiões Metropolitanas são desenvolvidos isoladamente, apesar de pertencerem à mesma bacia hidrográfica e de terem fauna e flora semelhantes. Precisamos reverter esse quadro, apostar em ações integradas, levando em conta uma ampla discussão com os vários setores da sociedade. E, fundamentalmente, entender que o desenvolvimento sustentável implica em aceitar a dinâmica inter-relação entre as atividades do Homem e o Ambiente.

Ou seja, planejarmos o crescimento urbano e econômico das próximas décadas, promovendo um amplo debate com toda a sociedade, pois as gerações futuras dependerão de nossas ações no presente para garantirem a sobrevivência.



*Haifa Madi é deputada estadual e coordenadora do PDT no Litoral Paulista

e-mail: haifamadi@al.sp.gov.br

alesp