Ensino Superior é tema de encontro entre parlamentar e secretário

Ampliar o acesso à universidade pública gratuita e de qualidade é uma preocupação e um empenho do governo do Estado de São Paulo que encontra no deputado Bruno Covas (PSDB) um aliado e porta-voz. Para reiterar esse apoio e discutir a atuação do governo no que diz respeito ao ensino superior, Bruno Covas visitou, na última quarta-feira, 11/4, o secretário José Aristodemo Pinotti, titular da pasta do Ensino Superior.
Uma das mais importantes reflexões sobre o tema foi a inclusão dos alunos egressos de escolas públicas, simbolizada pelo comparativo numérico de 400 mil egressos das escolas públicas contra 19 mil vagas do ensino superior público. Entre as várias alternativas viáveis e apontadas por Pinotti está a criação de cursinhos pré-vestibulares, oferecendo oportunidade de o aluno se preparar para competir com alunos oriundos de escolas particulares.
Essa iniciativa, segundo foi salientado no encontro, não exclui outras que já são aplicadas ou que poderão ainda ser adotadas. Por exemplo, a concessão de bônus na avaliação do vestibular, como já implementado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e, mais recentemente, pelo Inclusp " Programa de Inclusão Social da Universidade de São Paulo.
O respeito à autonomia universitária, preocupação de Bruno Covas, foi reafirmada por Pinotti, que reiterou seu compromisso com este princípio. Ele ainda acrescentou que tanto o governador como vários dos seus secretários lutaram pela autonomia universitária e que ela permanecerá na estrutura do ensino superior paulista.
O encontro mostrou-se positivo não apenas pela comunhão de idéias, como também pela proposta de desenvolverem juntos, governo e Assembléia Legislativa, instrumentos suficientes para melhorar a universidade paulista no ensino, na pesquisa e na extensão.
bcovas@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações