Assembléia realiza workshop sobre legislação e tecnologia da informação

O presidente da Assembléia, deputado Rodrigo Garcia (PFL), abriu na manhã desta sexta-feira, 26/8, o workshop sobre legislação e tecnologia da informação e-legisl@ção, promovido pelo Comitê do Portal da Assembléia, Departamento de Informática e Desenvolvimento Organizacional (DIDO) e Instituto do Legislativo Paulista (ILP).
Na abertura do evento, além de Rodrigo Garcia, compuseram a mesa o deputado Cândido Vaccarezza (PT), presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Celso Matsuda, presidente do ILP e diretor do DIDO, Maurílio Maldonado, presidente do Conselho Gestor do ILP, Wagner Nóbrega Gimenez, diretor executivo do ILP, e Carlos Magno, do Prodasen - Centro de Informática e Processamento de Dados do Senado Federal.
O objetivo do encontro, que teve transmissão por videoconferência para todas as assembléias legislativas do País, por meio do Programa Interlegis, é realizar a troca de experiência entre as diversas instituições legislativas que trabalham com base de dados eletrônicos para possibilitar o compartilhamento, ou como diz a coordenadora do Comitê do Portal da Assembléia, Tânia Rodrigues Mendes, para que esses bancos de dados sejam mutuamente acessíveis.
O presidente Rodrigo Garcia destacou que o Legislativo paulista faz um esforço para que a tecnologia possa ser um instrumento facilitador do acesso e da compreensão do processo legislativo por parte da população, com conteúdo que expresse a riqueza dos debates que acontecem. "Criar uma rede on line com todas as prefeituras do Estado para compartilhar informações, oferecer subsídios para a montagem dos planos diretores municipais e qualificar os debates são novidades que pretendemos implantar", afirmou.
A consolidação das leis estaduais é, segundo Rodrigo Garcia, uma das frentes que a Assembléia, sob a coordenação do deputado Vaccarezza, irá implementar. "Já contratamos a Fundação Arcadas, da USP, para a digitação de toda a legislação paulista anterior a 1972, período cuja reprodução das leis está apenas em papel, para posterior codificação, e votação das leis consolidadas sobre os mais diversos temas, alguns dos quais já estão definidos, como meio ambiente, licitação, direitos humanos etc."
e-legisl@ção
Para Celso Matsuda, este segundo workshop busca discutir como as novas tecnologias podem servir para melhorar a produtividade e a qualidade do desempenho legislativo. "Há um empenho pessoal do presidente da Assembléia e de todos os técnicos envolvidos para que o Legislativo paulista possa estar na vanguarda deste processo. Em breve quem acessar o portal da Assembléia vai perceber um salto qualitativo no Sistema de Processamento Legislativo - SPL, que irá facilitar e agilizar as consultas, além de outras novidades que virão dentro desse processo que batizamos como e-legislativo. Tal qual o modelo já implantado pelo Executivo, o Governo Eletrônico, caminhamos para o Legislativo Eletrônico, o qual abrirá possibilidades de votações à distância e o acompanhamento on-line das atividades do parlamento, com interação", afirmou.
Outro mecanismo de interação com a comunidade, revelado por Matsuda, será a possibilidade de as entidades e movimentos comunitários se cadastrarem junto ao Legislativo para receberem informações on-line. "Elas irão elencar os assuntos que têm interesse de acompanhar e haverá um sistema de aviso através de e-mail que irá informar o andamento das proposituras, o que dará mais transparência a todo o processo, inclusive com a possibilidade do envio de sugestões ainda na evolução do processo, durante a tramitação nas comissões", afirmou o presidente do ILP.
Por determinação do presidente da Assembléia, está em fase de teste uma nova ferramenta que permitirá que se estabeleça com as comunidades um sistema semelhante a um plebiscito eletrônico sobre os mais diversos temas, informou Matsuda.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações