Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal pode ser votado nesta terça-feira
06/07/2007 20:32

Com discussão iniciada durante sessão extraordinária convocada nesta sexta-feira, 6/7, o Projeto de Lei 544/07, do Poder Executivo, que cria no Estado de São Paulo o Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal, pode ir a votos a partir desta terça-feira, 10/7. O projeto tramita em regime de urgência e tem parecer favorável à propositura e contrário às emendas de nºs 17, 18 e 19. O parecer foi dado durante congresso das comissões de Constituição e Justiça, de Finanças e Orçamento e de Defesa dos Direitos do Consumidor reunidas na quinta-feira, em 6/7.
O programa instituído pelo projeto tem como objetivo estimular o hábito de exigir nota fiscal, colaborando assim com a fiscalização de tributos e com a redução da evasão fiscal.
Pelo projeto, à pessoa que pedir o documento fiscal na aquisição de bens ou serviços com endereço fiscal no Estado será pago até 30% do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) "efetivamente recolhido". Esse crédito poderá ser utilizado para reduzir o valor do débito do IPVA do exercício seguinte, depositado em conta corrente ou de poupança, ou creditado em cartão de crédito.
O Poder Executivo promoverá campanhas educativas para informar e orientar a população sobre o direito e o dever de exigir a emissão de documentos fiscais a cada operação e prestação, e também sobre a forma de receber e utilizar o crédito. Não serão concedidos créditos às operações de fornecimento de energia elétrica e gás canalizado ou de prestação de serviço de comunicação e se o adquirente for contribuinte do ICMS sujeito ao regime periódico de apuração ou órgão da administração pública direta da União, dos Estados e dos Municípios, bem como suas autarquias, fundações instituídas e mantidas pelo poder público, empresas públicas, sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, pelos Estados ou pelos municípios, exceto as instituições financeiras e assemelhadas.
Serão cancelados os créditos não utilizados em cinco anos, contando da data em que tiverem sido disponibilizados pela Secretaria da Fazenda.
Está prevista a aplicação de pena de multa ao fornecedor que deixar de emitir e entregar o documento ao consumidor, entregar documento que não seja o adequado, ou ainda deixar de efetuar o registro do documento, quanto este for obrigatório.
Os artigos 9º e 10 dispõem acerca da isenção da cobrança de taxas nos casos de parcelamento de débitos por meio de débito em conta corrente, expedição de guias de recolhimento e emissão de certidões negativas pela internet.
"A medida proposta não deverá comprometer o cumprimento do disposto no artigo 14 da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei complementar n° 101, de 4 de maio de 2000), uma vez que a renúncia relativa à concessão do crédito será compensada pelo aumento da arrecadação de tributos decorrente da redução da evasão fiscal e da entrada em vigor do Simples Nacional que, diferentemente do Simples Paulista, não terá faixas de faturamento com isenção do imposto", esclarece o secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, no ofício.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações