Lançada a Frente Parlamentar pela Reforma Agrária


DA REDAÇÃO
Durante ato com a presença de deputados estaduais e representantes dos movimentos sociais pela terra, inclusive o MST, foi lançada nesta quarta-feira, 22/10, a Frente Parlamentar pela Reforma Agrária no Estado de São Paulo.
Renato Simões (PT), que conduziu os trabalhos, lembrou que a frente nasce de uma preocupação dos deputados com a crescente criminalização dos movimentos sociais pela terra. Ela tem por objetivo pressionar o estado pela realização da reforma agrária, aprofundar a relação do Governo Estadual com o Governo Federal para implementar a reforma, intensificar a arrecadação de terras para esse fim e estabelecer planos de valorização da agricultura familiar e cooperativas.
Renato Simões acredita que o trabalho da frente tem três vertentes: a discussão do PL 675/2003, que regulariza a posse de terras devolutas no Pontal do Paranapanema, a inserção do planejamento da reforma agrária no Plano Plurianual (PPA) e a garantia de recursos no orçamento. Para Simões, é preciso ser cuidadoso na discussão do projeto de regularização: "o projeto que trata da regularização fundiária deve ser matéria prioritária no debate: como transformar um projeto que regulariza a posse de terras a ruralistas num projeto de arrecadação de terras para a reforma agrária?"
Delwek Matheus, representante do MST (Gilmar Mauro não pôde comparecer), diz que os movimentos sociais têm grande expectativa em relação ao Governo Federal, e acredita em um esforço pela reforma agrária. Entretanto, sabe que a reação deve ser dura, por parte dos setores que historicamente têm dificultado o processo, em suas palavras, os latifundiários, o sistema financeiro. Del Vechi fez uma crítica ao modelo agrícola e denunciou o que chamou de campanha promovida contra a reforma agrária, o que gera a criminalização dos movimentos sociais e a perseguição política de seus líderes.
Judiciário emperra a reforma
O Poder Judiciário não escapou das críticas, acusado por Delwek Matheus de emperrar os processos de assentamento. Como exemplo, citou o fato de o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) haver arrecadado oito áreas para assentamentos, quatro das quais já indenizadas, e os assentamentos não poderem ser feitos porque o Judiciário embargou as desapropriações.
O projeto enviado pelo governador Geraldo Alckmin, de regularização de terras na região do Pontal, não resolve o problema, segundo o representante do MST, já que que trata de dar posse e domínio sobre áreas de até 500 hectares, mas não dispõe sobre áreas maiores. Para ele, a omissão no projeto vai gerar mais conflitos e disputas judiciais. Delwek Matheus cobra do governo ações concretas para a solução do problema no Pontal.
A Frente Parlamentar pela Reforma Agrária no Estado de São Paulo teve em seu lançamento os deputados Afonso Lobato e Ricardo Castilho, do PV, Marcelo Cândido, Simão Pedro, Ana do Carmo, Mario Reali, Sebastião Almeida, Sebastião Arcanjo, Fausto Figueira, Roberto Felício, Vicente Cândido, Beth Sahão, José Zico e Renato Simões, do PT, e Anna Martins, do PCdoB, os quais já fazem parte da frente.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações