Governo federal estuda mudanças no regulamento para concessão de ferrovias



A CPI que examina a situação das ferrovias, um dos mais tradicionais meios de transporte, utilizou a videoconferência, moderno meio de comunicação, para ouvir o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo.
A partir de uma sala do Interlegis (comunidade virtual do Poder Legislativo), em Brasília, Figueiredo informou que estão em fase final estudos que a agência realiza, junto com o Ministério dos Transportes, para modificar o Regulamento do Transporte Ferroviário, legislação que embasa os contratos de concessão.
"Os contratos de concessão ferroviários são frouxos e têm uma peculiaridade: são ruins para todo mundo, conseguem descontentar o governo, as concessionárias e os usuários", avaliou Figueiredo. Por isso, ele observou que nem sempre o seu cumprimento garante um serviço de qualidade.
O estabelecimento de metas globais é um dos problemas que o diretor da ANTT apontou nos contratos. Por esse modelo, se uma concessionária cumpre a meta de transporte estabelecida em toneladas com o uso de apenas 10% da malha ferroviária, os outros 90% ficam praticamente abandonados, sem que isso signifique descumprimento contratual.
"Estamos estudando um sistema que permita que a capacidade ociosa da malha, nesse caso, seja oferecida ao mercado. Essa seria uma forma de explorar adequadamente a ferrovia", adiantou Figueiredo.
Outra modificação em estudo trata de investimento nas ferrovias concedidas, não previsto nos atuais contratos. A criação de contornos para evitar a passagem por centros urbanos, por exemplo, precisa ser feita com recursos do governo federal. "Mas eles geram ganho para a concessionária, e é preciso cobrar isso dela", avaliou o diretor da ANTT.
As críticas dos deputados à América Latina Logística (ALL), concesssionária de ferrovias paulistas, encontram eco em denúncias na ANTT, revelou Figueiredo. "A ALL tem comportamento inadequado em vários pontos, o que deu origem a alguns Termos de Ajustamento de Conduta, para encaminhar essas questões", afirmou.
Denúncias de venda, depredação e sucateamento da malha paulista por parte da ALL foram ouvidas no decorrer de toda a CPI do Sistema Ferroviário. "A ALL nos deve trabalho, produção e, sobretudo, explicações", disse o deputado Mauro Bragato (PSDB), relator da CPI.
De Brasília, o presidente da CPI, deputado Vinícius Camarinha (PSB), lembrou que o presidente da ALL, Bernardo Hess, foi inicialmente convidado e depois convocado a prestar depoimento na CPI, mas, por força de liminar concedida pelo Tribunal de Justiça, sua convocação foi anulada.
Além do presidente Camarinha, os deputados Bragato e Célia Leão (PSDB), José Zico Prado (PT), Edson Giriboni (PV) e Davi Zaia (PPS), reunidos na sala do Interlegis na Assembleia Legislativa, fizeram perguntas ao diretor da ANTT.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações