Santos deve receber Ete do Porto em 2008


16/08/2007 17:16

Compartilhar:

Paulo Alexandre entrega proposta da Etec a Laura Laganá<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PAULO ALEX BAR ESCOLA PORTO B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alberto Goldman e Paulo Alexandre Barbosa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PAULO ALEX BARBOSA ESC T PORTO A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Santos deve receber a primeira Escola Técnica Estadual (Ete) especializada em cursos portuários, com previsão de início das atividades já a partir de 2008. Entre os cursos, que deverão ser oferecidos gratuitamente, está o de técnico em operações portuárias. A nova unidade também poderá contar com cursos técnicos na área ambiental.

A informação é do deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), que se reuniu na manhã de 15/8 com a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, responsável pela instalação e gerenciamento das Etes e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) no Estado de São Paulo.

Na última segunda-feira, dia 13/8, o parlamentar esteve no Palácio dos Bandeirantes, onde obteve o sinal verde do secretário estadual de Desenvolvimento, o vice-governador Alberto Goldman, para a implantação da Ete do Porto.

"Quando levei a proposta da escola técnica ao chefe da Casa Civil, Aloysio Nunes, a aceitação foi imediata. O governador Serra também ficou entusiasmado com a possibilidade de o Estado criar uma Ete exclusiva para a formação e capacitação da mão-de-obra portuária", explicou o deputado.

Segundo o parlamentar, a superintendente do Paula Souza não só aprovou a iniciativa como já determinou a elaboração dos conteúdos programáticos dos cursos. "Ela classificou a proposta de fantástica. A notícia não poderia ser melhor".

Com referência à Ete da área continental de São Vicente, já autorizada pelo governador na última visita à região, Paulo Alexandre disse que o Estado só aguarda o prefeito de São Vicente, Tércio Garcia, definir o imóvel para iniciar o processo de implantação da unidade. Em oito meses, o governador já assinou sete decretos autorizando a criação de Etes.

Laura Laganá solicitou ontem mesmo a realização de levantamento de espaços físicos na cidade para abrigar a escola. Para a redução de custos, a Ete do Porto deverá ser instalada em prédio já dotado com infra-estrutura para receber os cursos. "Poderá ser alugado ou cedido pelo poder público. Vamos avaliar os imóveis e verificar a necessidade de eventuais reformas ou adaptações para serem feitas ainda neste semestre".

pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp