Depoimentos











Independência do Legislativo
"Contribuir para que a Assembléia Legislativa de São Paulo exerça suas funções da forma mais independente possível, perante o Poder Executivo e o Judiciário, traduzindo a vontade expressa pelo povo de São Paulo por meio de seu voto, é um grande desafio a ser enfrentado", declarou o deputado Waldir Agnello (PTB). "A população espera uma guinada do Poder Legislativo", concluiu o deputado, que pretende nessa nova legislatura dedicar-se com vigor à atuação na área da saúde.
Maioria sólida
"A primeira grande tarefa para o meu partido na legislatura que se inicia é construir uma maioria sólida na Assembléia, que permita ao governador Serra trabalhar pelo desenvolvimento de São Paulo", declarou o deputado Pedro Tobias (PSDB). Deputado estadual mais votado do Estado, Tobias agradeceu a generosidade da população paulista, que lhe concedeu 228.325 votos, Ele afirmou que responderá a essa confiança com muita responsabilidade.
População quer mudanças
Estreante no Parlamento paulista, o deputado Lelis Trajano (PSC) considera que a população de São Paulo quer mudanças em todas as áreas. "Precisamos recuperar as finanças do Estado e também de uma recuperação moral", disse. A saúde e a criação de trabalho e emprego serão prioridades para Trajano.
Prona
O Prona tem uma única representante no Parlamento paulista, Patrícia Lima. Ela afirmou que isso não será impedimento para fazer um bom mandato. "Legislarei da melhor maneira possível e com apoio da população que confiou em mim." A deputada disse que pretende trabalhar em prol de todos os segmentos, com ênfase na área social.
Povo e justiça
O deputado Vitor Sapienza (PPS) está de volta ao Legislativo paulista, após não ter conseguido concluir seu mandato anterior, em razão de decisão judicial. Segundo Sapienza, "o povo o vê de forma diferente daquela que a Justiça vê". Ele espera que o presidente eleito, Vaz de Lima (PSDB), possa dar continuidade à forma moderna e dinâmica com a qual Rodrigo Garcia conduziu o Parlamento de São Paulo.
Atender aos reclamos populares
O deputado Uebe Rezek (PMDB) volta à Assembléia Legislativa depois de dez anos, período em que foi por duas vezes prefeito de Barretos. "Cumpri outras tarefas e, agora, retorno disposto a legislar em favor do Estado de São Paulo e a atender aos reclamos do nosso povo. Se conseguir fazer isso, tenho certeza de que terei cumprido minha missão", concluiu.
Único secretário
Até o momento, apenas um dos deputados eleitos para a 16ª legislatura foi convidado a assumir uma secretaria estadual. Sidney Beraldo (PSDB) ocupa a pasta de Gestão Pública, onde espera melhorar a qualidade dos serviços públicos, com a adequada aplicação do dinheiro público. Beraldo pretende manter contato com sua base eleitoral fora de seu expediente, nos finais de semana.
Homenagem à região de Ribeirão Preto
"Muita expectativa e disposição para realizar um belíssimo trabalho, à altura da região de Ribeirão Preto", estas são as motivações da deputada Dárcy Vera (PFL) no início de seu mandato. Com atuação parlamentar marcada pela atenção à área social, Vera disse que fará todo o esforço para merecer a confiança recebida por seus eleitores e que, na Assembléia, vai se dedicar também aos setores da saúde e da educação.
Decano defende independência dos poderes
Médico e deputado reeleito pela oitava vez, Salim Curiati (PP) nasceu em 1928 e está na Assembléia Legislativa desde 1967. "Faz 40 anos que estou no Parlamento, tendo deixado a Assembléia paulista apenas por uma legislatura, quando fui deputado federal constituinte." Curiati é o parlamentar com mais tempo de Casa. Ele votou em Vaz de Lima e ressaltou a necessidade de que haja independência e harmonia entre os poderes. "A verdade é que nesta Casa e no Congresso Nacional não se pratica o correto relacionamento entre os poderes. O Poder Legislativo não pode simplesmente aceitar o desempenho de papel secundário no jogo dos poderes públicos, como querem lhe impor. Seria o mesmo que desmerecer sua origem popular e sua história", disse. Em nome da igualdade entre os poderes, Curiati lançou sua candidatura à presidência da Casa, mas reavaliou sua posição em favor de Vaz de Lima, asseverando a importância de procurar o consenso para que a nova Mesa possa trabalhar.
Bancada em expansão
Uma das bancadas que mais cresceram no Legislativo paulista foi a do Partido Verde. Segundo a deputada Rita Passos, o PV é o partido da vida, pois tem seu programa voltado à preservação do meio ambiente e da vida no planeta. Ela atribuiu o crescimento da bancada ao fato de o partido ter um índice de rejeição praticamente inexistente. "As pessoas vêem o partido com bons olhos." Para tentar recuperar o meio ambiente, a deputada acredita na conscientização da população, por meio de palestras e inserções na mídia. "O PV vai contribuir com sua perseverança, mas todos têm de fazer sua parte para reverter o atual quadro."
Em defesa da educação
A primeira bancada do PSOL será a verdadeira oposição no Parlamento paulista, já que o PT tem feito uma oposição limitada, afirmou o deputado Carlos Giannazi. Ele, que foi vereador da capital por dois mandatos, diz que continuará sua atuação em defesa da escola pública, gratuita e de qualidade e denunciará o sucateamento das universidades públicas. "Na Assembléia, temos novas prerrogativas, podemos legislar de forma a alterar a situação em que se encontra a educação e fiscalizar a atuação do Executivo", concluiu.
Resgate do Poder Legislativo
"Chego à Assembléia com muita expectativa, pois venho com a experiência adquirida quando fui vereador de Suzano, município com 300 mil habitantes, para agora representar toda a população do Estado de São Paulo. Quero contribuir para o resgate do Poder Legislativo, que é uma necessidade neste momento." Assim comentou o deputado José Candido (PT) o início do seu primeiro mandato na Assembléia. Candido diz que, representando vários segmentos da sociedade, dará prioridade às questões da igualdade racial e à defesa do meio ambiente.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações