Antonio Martins usa madeira reciclada para criar o fantástico, o real e o irreal

Descobrir suas crenças e entender suas exigências espirituais e psicológicas constituem fatores preponderantes para uma melhor aproximação à obra de Antônio Martins, um artista que usa sua criatividade reciclando troncos ou pedaços de madeira abandonados no lixo ou na natureza.
Trata-se de um espírito criativo, felizmente sem sofrer qualquer referência cultural, onde impulsos de autodefesa materializam na escultura fragmentos ou figuras de seu sonhos.
Repleto de misticismo e vivendo num mundo que ele mesmo criou, Martins possui raízes que emergem, numa memória ancestral quanto a sonhos orientados para o amanhã, preocupado com a sobrevivência do homem e da natureza no seu habitat atual.
Longe de comparações o artista consegue, com todo o seu primitivismo, elaborar peças escultóricas que se aproximam muitas vezes de escolas de séculos passados.
A escultura Oratória de Antônio Martins, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, pelo Doutor Paulo Pontes, presidente do Instituto da Laringe de São Paulo, espelha a solidão do artista dentro do mundo que o cerca e sua obra é um exercício físico e psíquico, onde o fantástico, o real e o irreal se aglomeram com surpreendente resultado.
O artista
Antônio Martins nasceu em Guará, Estado de São Paulo em 1957. Técnico em eletrônica e artista autodidata descobriu sua vocação em fins da década de 60 ocasião em que, ensaia os primeiros desenhos. Foi premiado no Salão Le Bouganville com o prêmio Alphaville de Artes. Possui em seu acervo particular mais de 90 esculturas realizadas em madeira reciclada.
Participa de exposições desde 1996, destacando-se entre elas: Espaço Cultural Grande Otelo - Osasco; Galeria de Arte Anibal Corrêa, Barueri (1996); Salão de Arte de Alphaville; Osasco Plaza Shopping; Agência Alphaville da Caixa Econômica Federal; Espaço Cultural da Assembléia Legislativa(1997); Escola Senai "Adriano José Macchini" e Semana Internacional do Meio Ambiente; Salão Rhodia Farma Ltda, São Paulo; Projeto Recicle Milhões de Vidas (1998); Espaço Cultural da Assembléia Legislativa; Salão Senac, Osasco; Teatro Municipal de Osasco (1999); Hall de Entrada do Aeroporto de Congonhas; Tênis Club Alphaville; Shopping Market Place São Paulo (2000); MAM - Museu de Arte Moderna em São Paulo; Sanatorinhos, Carapicuiba; Hall de Entrada da UniFMU, São Paulo (2001); Espaço Cultural CRC - São Paulo; Semana do Meio Ambiente Fiesp, São Paulo; Semana Meio Ambiente Carrefour; Feira e Congresso Internacional de Cidades "Urbis" (2002).
Possui obras em diversas coleções particulares e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações