Presidente participa do Encontro Nacional do Programa Começar de Novo




Iniciativa visa sensibilizar empresários para a contratação de egressos e ex-presidiários
O presidente da Assembleia paulista, Barros Munhoz, participou nesta segunda-feira, 5/9, da abertura do Encontro Nacional do Programa Começar de Novo. O evento tem término previsto para esta terça-feira, 6/9 e é promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) instituiu, em 2009, o Projeto Começar de Novo, que conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e Senai-SP. Durante a abertura do encontro, a renovação do convênio entre as entidades para manutenção do projeto foi assinada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal e do CNJ, ministro César Peluso e pelo presidente da Fiesp, Paulo Skaf. O objetivo é sensibilizar órgãos públicos e a sociedade civil para que forneçam postos de trabalho e cursos de capacitação profissional para presos e egressos do sistema carcerário.
Peluso lançou, durante a cerimônia, a cartilha Programa Alocação de Mão de Obra Prisional no Estado de São Paulo, para orientar detentos e futuros empregadores sobre seus direitos e deveres no mercado de trabalho e na convivência em sociedade.
Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Barros Munhoz, o programa é digno de admiração, já que, segundo estatísticas, 70% dos ex-presidiários sem qualificação reincidem no crime. "Qualificar a mão de obra prisional para a reinserção do preso no mercado de trabalho e na sociedade é uma iniciativa louvável, já que uma das causas da reincidência no crime é a falta de oportunidade para o ex-detento viver honestamente", declarou. Segundo Munhoz, a Assembleia deverá participar desse esforço, utilizando o elo de ligação, que é o deputado estadual, entre o município e o Estado. "É um plano que vem, realmente, ajudar o país e precisa ser incentivado", concluiu Munhoz.
Desafio
O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, falou sobre o desafio que o programa representa: "Este é um programa arrojado, que mostra a visão ampla do Poder Judiciário e propõe solução para o problema do ex-presidiário de forma criativa, procurando buscar um resultado positivo para toda a sociedade".
Para utilizar mão"de-obra prisional, as empresas devem seguir normas de responsabilidade social, cumprindo seu papel no processo de desenvolvimento da cidadania.
O CNJ estabeleceu requisitos para outorga de um selo às instituições que apóiam essa idéia: Selo do Programa Começar de Novo. Para receber o selo, as instituições devem ofertar cursos de capacitação ou vagas de trabalho para presos, egressos, cumpridores de penas e medidas alternativas, bem como para adolescentes em conflito com a lei, além de comprovar a realização de cursos ou contratação.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações