Ministra Nilcéa Freire e movimentos das mulheres discutem políticas na Alesp
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Em reunião ocorrida nesta quarta-feira, 30/01, no Auditório Teotônio Vilela, a ministra da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Nilcéa Freire, e o movimento Articulação Mulher e Mídia, discutiram formas de atuação conjunta das entidades governamentais e civis para tratar de possíveis formas de ser criado um controle social sobre a imagem da mulher nos meios de comunicação.
De acordo com Raquel Moreno, do Observatório da Mulher, foram aprovados no encontro a realização de um seminário com a representante do ministério e das entidades envolvidas no movimento, a ser realizado no dia 23 de abril próximo, sobre a Construção do Controle Social da Imagem da Mulher na Mídia; o estabelecimento de um eixo de participação dos outros ministérios nas questões relacionadas ao tema, como o Ministério da Cultura, por exemplo; e a elaboração de um Edital pela secretaria com a intenção de estimular trabalhos para a formatação de uma metodologia e de um observatório da imagem da mulher na mídia.
Segundo Nilcéa, é impossível monitorar algumas mídias, como a internet. "Houve um caso em que foi veiculado no Orkut uma página em que as pessoas sugeriam formas de espancar uma mulher. O caso foi denunciado e a Polícia Federal acionada. Este caso ilustra bem onde termina o papel governamental e começa o papel da sociedade civil, ou seja, a comunidade tem de denunciar para que possamos agir, mas para agir é preciso ter estrutura para encaminhar e solucionar os problemas".
O grupo Articulação Mulher e Mídia é composto por mais de 20 entidades, entre as quais o Observatório da Mulher, Marcha Mundial de Mulheres, Rede Feminista de Saúde, União de Mulheres, Instituto Patrícia Galvão, Secretaria Nacional de Comunicação da CUT, Secretaria Municipal de Combate ao Racismo PT/SP, Geledés e o Coletivo de Mulheres Ana Montenegro.
Na segunda parte do evento, a ministra Nilcéa Freire justificou a criação do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher, iniciativa do governo federal, em parceria com governos municipais e estaduais e também com a sociedade civil, que consiste em conjunto de ações a serem executadas de 2008 a 2011.
Nilcéa afirmou que as ações serão prioritárias em 11 estados, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro, pela complexidade de suas situações urbanas e que também devem ser discutidas as estratégias para divulgar e consolidar o Pacto.
Houve apresentação das metas e desafios do Pacto Nacional, que focarão a formação da Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, especialmente quanto à prevenção, atenção e garantia de direitos das mulheres.
Também foi destacada a necessidade de implementação plena da Lei Maria da Penha, a promoção dos direitos humanos das mulheres em situação de prisão, dos direitos sexuais e reprodutivos, enfrentamento à feminização da Aids e outras DSTs e combate à exploração sexual e ao tráfico de mulheres. Dados da Central de Atendimento à Mulher " Ligue 180 foram divulgados, mostrando os tipos de problemas mapeados.
Após a apresentação do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher, foi aberto debate entre as aprticipantes e representantes de diversos movimentos de mulheres.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações