Motricidade Humana vai além do desenvolvimento físico, afirmam especialistas
MAU.jpg)

MAU.jpg)
MAU.jpg)
Por uma iniciativa do deputado Simão Pedro (PT) realizou-se nesta sexta-feira, 14/9, no Auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa, o "Seminário Internacional da Motricidade Humana Presente-Passado-Futuro".
Participaram da mesa de abertura do seminário os deputados Simão Pedro (PT), Vicente Cândido (PT) e Ênio Tatto (PT), os professores Dr. Manuel Sérgio Vieira e Cunha, Dr. José Antunes de Souza, do Instituto Piaget, e Juca Kfouri, jornalista da Rádio CBN e do Jornal "Folha de S. Paulo".
Os trabalhos foram divididos em três painéis. O primeiro, sob o tema "Um pouco de história da Ciência da Motricidade Humana no Brasil", foi coordenado pelo Prof. Dr. João Paulo Medina, Diretor Executivo da Cidade do Futebol, que salientou que a Educação Física não deve cuidar só do corpo mas também da mente. Participaram da discussão os professores Laércio Elias Pereira, da UniFMU, e João Tojal, da Faculdade de Educação Física da Unicamp, que ressaltou que há muito tempo a educação física tem problemas de ação política ligada à profissão. Tojal falou ainda da importância dos livros de autoria de Manuel Sérgio nos trabalhos dos pesquisadores de Motricidade Humana e destacou a relevância do projeto que Manuel Sérgio desenvolveu na criação da Faculdade de Educação Física, licenciatura e bacharelado, da Unicamp. Graças a esse trabalho, a motricidade passou a constituir objeto de estudo da Faculdade de Educação Física da Unicamp, e tornou-se uma ciência estruturada.
O segundo painel foi coordenado pelo professor Dr. Carol Kolyniak Filho, da Faculdade de Educação Física da PUC/SP, e teve a apresentação de vídeo em que foram destaques as palavras aprendizagem, criatividade, determinação, persistência e liderança, entre outras, para explicar a motricidade humana. Para a Dra. Sheila, que fez a apresentação do vídeo, a motricidade humana não está ligada só à dança e ao esporte, mas a todas as atividades humanas e que por isso é uma ciência que vai além da Educação Física.
O terceiro painel tratou do tema "Motricidade Humana no Ensino Fundamental", com o professor Dr. Luiz Gonçalves Júnior, do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da Universidade Federal de São Carlos. O professor salientou que o próprio nome do seminário, que inclui os tempos "passado, presente e futuro", representa algo que está em movimento, se modificando, e que o presente só tem sentido, porque temos um passado e, se projetamos algo, projetamos também para o futuro. Por isso, o ser humano é transcendente. Citou ainda que a dança, as lutas, o esporte são todas práticas corporais e a motricidade está presente em diferentes contextos. Citou também como a mídia influencia as pessoas a manterem um padrão de corpo e estética.
Além de Luiz Gonçalves, trataram ainda do tema do terceiro painel a Prof. Dra. Vilma Leni Nista Piccolo, da Faculdade de Educação Física da Universidade São Judas e o Prof. Mestre Adilson de Souza Araújo, da Faculdade de Educação Física da PUC/SP. Adílson citou alguns autores de livros e escolheu uma frase em particular para ilustrar seu posicionamento diante do tema "Refletir é pensar o pensado", acrescentando que é necessário compreender a proposição fundamental de que o homem, pela própria capacidade de transcender, é capaz de pensar as coisas, produzir conceitos e conhecimentos para ser e estar neste mundo. Para a Dra. Vilma, a criança é puro movimento e está sempre buscando se superar, fazendo descobertas e investigando o que está à sua volta. A professora afirmou que coordena um curso de mestrado em Educação Física na Universidade São Judas e que existem várias pesquisas relacionadas a essas práticas infantis.
Para encerrar, a Dra. Vilma agradeceu a presença de todos e convidou-os para a sessão solene em homenagem ao Professor Manuel Sérgio, no plenário Juscelino Kubitscheck da Assembléia Legislativa. "Manuel Sérgio representa um ícone para a história da Educação Física em nosso país", finalizou a professora.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações