Motricidade Humana vai além do desenvolvimento físico, afirmam especialistas


14/09/2007 21:03

Compartilhar:

Professor Manoel Sérgio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SEMINA MOTRICID Prof Manoel Sergio (2)MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Antonio de Souza, Manoel Sérgio, Simão Pedro, Juka Kfouri, João Tojal, Laércio Elias Pereira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SEMINA MOTRICID MESA MAU_0098.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Simão Pedro e Juca Kfouri<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SEMINA MOTRICID SIMAO E Juca Kfouri (6)MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Antonio de Souza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SEMINA MOTRICIDJose Antonio de Souza (4)MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por uma iniciativa do deputado Simão Pedro (PT) realizou-se nesta sexta-feira, 14/9, no Auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa, o "Seminário Internacional da Motricidade Humana Presente-Passado-Futuro".

Participaram da mesa de abertura do seminário os deputados Simão Pedro (PT), Vicente Cândido (PT) e Ênio Tatto (PT), os professores Dr. Manuel Sérgio Vieira e Cunha, Dr. José Antunes de Souza, do Instituto Piaget, e Juca Kfouri, jornalista da Rádio CBN e do Jornal "Folha de S. Paulo".

Os trabalhos foram divididos em três painéis. O primeiro, sob o tema "Um pouco de história da Ciência da Motricidade Humana no Brasil", foi coordenado pelo Prof. Dr. João Paulo Medina, Diretor Executivo da Cidade do Futebol, que salientou que a Educação Física não deve cuidar só do corpo mas também da mente. Participaram da discussão os professores Laércio Elias Pereira, da UniFMU, e João Tojal, da Faculdade de Educação Física da Unicamp, que ressaltou que há muito tempo a educação física tem problemas de ação política ligada à profissão. Tojal falou ainda da importância dos livros de autoria de Manuel Sérgio nos trabalhos dos pesquisadores de Motricidade Humana e destacou a relevância do projeto que Manuel Sérgio desenvolveu na criação da Faculdade de Educação Física, licenciatura e bacharelado, da Unicamp. Graças a esse trabalho, a motricidade passou a constituir objeto de estudo da Faculdade de Educação Física da Unicamp, e tornou-se uma ciência estruturada.

O segundo painel foi coordenado pelo professor Dr. Carol Kolyniak Filho, da Faculdade de Educação Física da PUC/SP, e teve a apresentação de vídeo em que foram destaques as palavras aprendizagem, criatividade, determinação, persistência e liderança, entre outras, para explicar a motricidade humana. Para a Dra. Sheila, que fez a apresentação do vídeo, a motricidade humana não está ligada só à dança e ao esporte, mas a todas as atividades humanas e que por isso é uma ciência que vai além da Educação Física.

O terceiro painel tratou do tema "Motricidade Humana no Ensino Fundamental", com o professor Dr. Luiz Gonçalves Júnior, do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da Universidade Federal de São Carlos. O professor salientou que o próprio nome do seminário, que inclui os tempos "passado, presente e futuro", representa algo que está em movimento, se modificando, e que o presente só tem sentido, porque temos um passado e, se projetamos algo, projetamos também para o futuro. Por isso, o ser humano é transcendente. Citou ainda que a dança, as lutas, o esporte são todas práticas corporais e a motricidade está presente em diferentes contextos. Citou também como a mídia influencia as pessoas a manterem um padrão de corpo e estética.

Além de Luiz Gonçalves, trataram ainda do tema do terceiro painel a Prof. Dra. Vilma Leni Nista Piccolo, da Faculdade de Educação Física da Universidade São Judas e o Prof. Mestre Adilson de Souza Araújo, da Faculdade de Educação Física da PUC/SP. Adílson citou alguns autores de livros e escolheu uma frase em particular para ilustrar seu posicionamento diante do tema "Refletir é pensar o pensado", acrescentando que é necessário compreender a proposição fundamental de que o homem, pela própria capacidade de transcender, é capaz de pensar as coisas, produzir conceitos e conhecimentos para ser e estar neste mundo. Para a Dra. Vilma, a criança é puro movimento e está sempre buscando se superar, fazendo descobertas e investigando o que está à sua volta. A professora afirmou que coordena um curso de mestrado em Educação Física na Universidade São Judas e que existem várias pesquisas relacionadas a essas práticas infantis.

Para encerrar, a Dra. Vilma agradeceu a presença de todos e convidou-os para a sessão solene em homenagem ao Professor Manuel Sérgio, no plenário Juscelino Kubitscheck da Assembléia Legislativa. "Manuel Sérgio representa um ícone para a história da Educação Física em nosso país", finalizou a professora.

alesp