Aplicação da lei de prevenção à violência contra menores é pauta de audiência
24/10/2011 21:08


Por iniciativa da deputada Leci Brandão (PCdoB), reuniram-se nesta segunda-feira, 24/10, no auditório Franco Montoro, especialistas, representantes de ONGs e integrantes do estafe das secretarias estaduais da Saúde e da Educação.
A ex-deputada Ana Maria Martins, autora do Projeto de Lei 314/2003, que deu origem à Lei 12.256/2006, que cria o Programa de Prevenção à Violência Doméstica Praticada contra Crianças e Adolescentes, e atendimento destes quando vítimas dessa violência, destacou que apesar dos avanços ainda falta a efetiva aplicação do dispositivo legal.
"Para atingirmos todos os seus benefícios é necessária a criação de uma rede de proteção integrando todas as ações das secretarias estaduais que atuam nesta questão, em parceria com as diversas ONGs", completou.
A pesquisadora Maria Amélia Azevedo apresentou dados que, embora imprecisos, atestam o crescimento deste tipo de violência no Estado.
"Infelizmente a violência contra a criança e o adolescente tem crescido no mundo todo e ela esta associada, na grande maioria dos casos, à violência contra a mulher. Precisamos que o Poder Público lidere as ações em prol da prevenção, pois muitas vezes a ação do Estado só acontece na hora do funeral", ponderou.
Para os especialistas, há ações do Estado que são importantes e com bom alcance, mas falta uma articulação maior entre as várias instâncias. Foi sugerido, por parte de alguns participantes, que esta coordenação ficasse a cargo da Secretaria Estadual de Justiça e Defesa da Cidadania.
Assessores da deputada Leci Brandão e do deputado Carlos Bezerra (PSDB) informaram que irão sugerir à Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais que faça gestões junto ao governo estadual para que seja efetivada uma coordenação única, integrando as diversas secretarias.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações