Ato reverencia memória de líder ambientalista


17/09/2009 19:03

Compartilhar:

Ambientalista Ernesto Zwarg Júnior<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2009/PRANDIZWARG.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A trajetória guerreira do ambientalista Ernesto Zwarg Júnior será lembrada em homenagem póstuma que a deputada Maria Lúcia Prandi (PT) e movimentos ambientalistas realizam nesta sexta-feira, 18/9, às 19h, no auditório Teotônio Vilela. Líder que dedicou a vida à defesa da natureza e de comunidades tradicionais, Zwarg faleceu no dia 25/8 deste ano, aos 84 anos de idade. Ativista corajoso, criativo e incansável, Zwarg fez história liderando muitas lutas. "Incansável, obstinado e apaixonado pelas causas que defendia, foi um guerreiro sem armas, um pacifista na luta por um mundo melhor. Foi um dos maiores ambientalistas do século 20 e sua memória precisa ser reverenciada", destaca a deputada Prandi.

Responsável pela iniciativa da homenagem, Prandi articula para que o ato seja representativo e traduza a grandeza de Ernesto Zwarg Júnior. Nascido em Piracicaba, o ambientalista viveu grande parte de sua vida em Itanhaém, de onde articulou movimentos e difundiu o ideário da desobediência civil."

Quando a ditadura militar impunha medo e silêncio, Zwarg não se intimidou. Empreendeu vigorosa campanha contra a instalação de usinas no paraíso ecológico Jureia-Itatins. Foi a força motriz que levou ao tombamento do Maciço da Jureia e à criação da estação que preserva belezas que a Unesco declarou Patrimônio Natural Mundial", lembra Prandi.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp