A trajetória política de Wilson Toni

O ex-deputado estadual José Wilson Toni nasceu em Ribeirão Preto, Estado de São Paulo, em 7 de fevereiro de 1953. Era filho de Wilson Toni e de Neuza Caseiro Toni. Fez seus estudos em sua cidade natal, formando-se em Direito, Ciências Sociais e Comunicação, e exerceu a profissão de jornalista.
Ingressou na vida pública, quando foi eleito em 15 de novembro de 1982, pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), à Câmara dos Vereadores do Município de Ribeirão Preto, exercendo seu mandato na 9ª Legislatura (1983/1988).
Nas eleições de 15 de novembro de 1986, candidatou-se à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, pela Coligação "União Liberal Trabalhista Social", que congregava seu partido PTB, o PSC e PL, obtendo 33.118 votos. Renunciou à vereança por ter sido eleito deputado estadual, tendo tomado posse no Palácio 9 de Julho em 15 de março de 1987.
Na 11ª Legislatura da Assembléia Legislativa de São Paulo (1987/1991), foi membro efetivo da Comissão de Finanças e Orçamento; Cultura, Ciência e Tecnologia e suplente nas de Educação e Assuntos Municipais. Foi também vice-líder da bancada do PTB na ALESP.
No governo Orestes Quércia, foi secretário de Estado da Promoção Social, exercendo o cargo de 27 de dezembro de 1988 a 09 de janeiro de 1990.
Integrou a comissão de representação da Assembléia Legislativa no Congresso Brasileiro da União Parlamentar Interestadual, realizado entre 17 a 19 de dezembro de 1990, na cidade Foz do Iguaçu, Paraná.
Candidatou-se à reeleição, no pleito de 03 de outubro de 1990, obtendo uma suplência com 19.696 votos, tendo concorrido pela Coligação "União por São Paulo", integrada pelo PTB-PDS-PRN e PDC. Em 5 de janeiro de 1993, foi efetivado como deputado estadual.
Na 12ª Legislatura da Assembléia Legislativa de São Paulo (1991/1995), foi membro efetivo nas Comissões de Promoção Social; Economia e Planejamento; Finanças e Orçamento e na de Serviços e Obras Públicas, e suplente nas de Administração Pública; Agricultura e Pecuária; Relações do Trabalho; Saúde e Higiene; Segurança Pública e na de Cultura, Ciência e Tecnologia.
Representou a ALESP no 37º congresso estadual de municípios, realizado em Serra Negra entre 10 a 14 de maio de 1993.
Nas eleições de 3 de outubro de 1994, concorreu novamente a uma cadeira na Assembléia Legislativa, não logrando êxito. Exerceu seu mandato até 14 de março de 1995.
Toni foi radialista desde o início de sua vida profissional. Era diretor do "Clube Verdade", grupo que edita o jornal Verdade e que produz programas de rádio e televisão na cidade de Ribeirão Preto, nos quais também era apresentador.
Era separado judicialmente e tinha uma filha.
Em nota o ministro da Fazenda Antonio Palocci, e ex-prefeito de Ribeirão Preto, afirmou: "A região de Ribeirão Preto perde com a morte de Wilson Toni um excepcional e intrigante comunicador. Todos nós, ribeirão-pretanos, perdemos um grande amigo. Toni era o grande jornalista do povo e incentivou a comunicação entre a comunidade".
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações