Entidades sociais podem ser isentas do ICMS

Publicado no dia 1º/7, o Projeto de Lei 661/2011, do deputado Pedro Bigardi (PCdoB), tem como objetivo isentar entidades da sociedade civil de fins públicos e sem finalidades lucrativas, filantrópicas e assistenciais da cobrança de ICMS nos pagamentos referentes ao consumo de energia elétrica, gás canalizado, telefonia, fornecimento de água e tratamento de esgoto.
"Essas entidades são portadoras do resgate da cidadania, da solidariedade e da renovação de esperanças. Somente aqueles que necessitam dos cuidados destes organismos sabem a importância e o papel que eles cumprem na sociedade", destacou Bigardi, na justificativa do projeto.
Para que a medida possa ser aplicada pelo governo do Estado, o deputado comentou ser preciso que as instituições sejam detentoras do título de utilidade pública estadual e cadastradas na Secretaria de Desenvolvimento Social.
"Pelo caráter caridoso de servir desinteressadamente, por fazer as vezes do Poder Público, empreender e mobilizar recursos necessários ao desenvolvimento social de São Paulo, entendemos ser necessário que obtenham esta isenção do ICMS justamente em áreas essenciais para o seu funcionamento", completou Bigardi.
O PL 661 aguarda a avaliação das comissões permanentes da Assembleia Legislativa para posterior discussão em Plenário. Esta e outras proposituras podem ser consultadas no Portal da Alesp (www.al.sp.gov.br), clicando no link Projetos.
pabigardi@al.sp.gov.br
Pedro Bigardi
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações