Jovens deputados chegam à Assembléia



DA REDAÇÃO
Os deputados que participam da 5ª edição do Parlamento Jovem chegaram ao Hall Monumental da Assembléia Legislativa nesta quinta-feira, 13/11, por volta das 14h, onde foram recebidos pelo presidente da Casa, Sidney Beraldo (PSDB), pelo 1º secretário Emidio de Souza (PT) e pelos deputados Célia Leão, Vaz de Lima, Maria Lúcia Amary, Analice Fernandes, do PSDB, Ricardo Castilho (PV), Maria Lúcia Prandi, Marcelo Cândido (PT), Edson Gomes, Aldo Demarchi (PFL) e Waldir Agnello (PTB).
O presidente Sidney Beraldo agradeceu o empenho dos professores que contribuíram para que as escolas, em parceria com a Assembléia, pudessem trazer ao Legislativo paulista 94 deputados jovens, numa iniciativa da Mesa Diretora que surgiu a partir de proposta da deputada Célia Leão (PSDB) e do ex-deputado César Callegari (PSB).
"Todos os que estão aqui deram um grande passo ao se candidatarem a um mandato de deputado jovem. Essa atitude precisa de coragem, a mesma que tem o homem público quando coloca seus ideais para apreciação e julgamento da sociedade", afirmou Beraldo. Segundo o presidente, a democracia na política contemporânea foi alcançada com muita luta, após longo período em que o povo não tinha a liberdade de escolher seus governantes. "Os jovens presentes aqui perceberam a importância da política, que faz parte de nossas vidas desde o momento em que acordamos e abrimos uma torneira. A água que consumimos chega até nós porque existe uma política pública de recursos hídricos."
Beraldo lembrou que, neste ano, o Parlamento Jovem teve um número recorde de candidatos inscritos, com um presença marcante de meninas. "O crescimento da presença feminina na política representa um avanço social." De acordo com o presidente, os jovens também estão preocupados com a Educação. "Dos projetos apresentados pelos deputados jovens, todos de bom conteúdo, a maioria está voltada para esse tema."
Experiência democrática
O 1.º secretário destacou o porte das tarefas do Parlamento paulista que, segundo ele, representa um Estado grandioso. "Os deputados de São Paulo precisam freqüentemente encontrar meios para que o Estado se desenvolva de forma permanente e sustentável", disse Emidio de Souza, na expectativa de que os jovens divulguem a experiência democrática vivida aqui. "Sem a participação da juventude não há democracia, e sem ela não há progresso."
"É importante também que todos saibam que democracia se aprende na prática e, para isso, vocês estão aqui", afirmou a deputada Prandi, afirmando que muitas propostas feitas pelos jovens poderão ser aproveitadas para a elaboração de projetos de lei, e ressaltou, ainda, a participação dos professores no processo de capacitação dos deputados jovens.
Para Demarchi, os jovens vão aprender qual é o papel do Parlamento e sentir a responsabilidade de apresentar sugestões que podem se transformar em legislação. Marcelo Cândido lembrou que o paulista é o maior parlamento do país e que todas as políticas públicas passam pelo debate legislativo. "Tomara que possamos canalizar para a Assembléia os ideais dos jovens."
Segundo Edson Gomes, democracia é a presença dos jovens na Assembléia de forma a acompanhar o trabalho feito pelos deputados.
Célia Leão lembrou que a juventude é sinônimo de esperança de um futuro melhor e falou sobre a importância de um mandato. "Quando um deputado é empossado ele assume vários compromissos ligados à vida pública e, principalmente, o de representar o povo que nele depositou um voto de confiança."
Ao final da cerimônia, os deputados-jovens acompanharam a apresentação do Grupo Instrumental da Universidade Livre de Música, que executaram, sob a regência de Valéria Ruiz, obras diversas da MPB.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Deputado apresenta Representação Canônica contra Padre Júlio Lancellotti
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações