Universidade pública do ABC é reivindicada por deputados na 14ª reunião do Fórum


DA REDAÇÃO
Foi realizada nesta segunda-feira, 10/11, em São Bernardo do Campo, a 14.ª reunião do Fórum Legislativo de Desenvolvimento Econômico Sustentado, com a participação de parlamentares da região, que enfatizaram a necessidade de se implantar a primeira universidade pública do ABC.
Em seu pronunciamento de abertura, o presidente da Assembléia Legislativa, Sidney Beraldo, afirmou que o país atravessa um bom momento para a discussão sobre a retomada do crescimento, uma vez que tem consolidada a democracia política e a economia apresenta baixas taxas de inflação. "Nesse contexto, a Assembléia decidiu criar o Fórum, de forma a discutir meios para se alcançar o desenvolvimento sustentado." Beraldo lembrou que a região do ABC é organizada em torno do debate sobre o desenvolvimento. "As autoridades da região compreenderam que muitas questões, como educação, meio ambiente e transportes, superam o limite dos municípios e devem ser discutidas num fórum maior", disse o presidente, referindo-se ao Consórcio Intermunicipal do ABC.
O presidente também lembrou que tramita na Assembléia o Plano Plurianual 2004/2007, que prevê investimentos do Estado nesse período. O Legislativo tentará atender às demandas apresentadas nas reuniões do Fórum por meio de emendas ao PPA.
Em seguida, o professor Carlos Brandão, do Núcleo de Estudos da Unicamp, apresentou os dados do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) referentes ao ABC. O prefeito de São Bernardo, Willian Dib, comentou a experiência da criação do Consórcio, que se deu após a região atravessar seguidas dificuldades. "Paralelamente à industrialização, o ABC viu crescer cinturões de pobreza que apontam para o baixo desenvolvimento social, agravado com o desemprego pós-globalização", afirmou Dib, ressaltando que já foi criada uma agência de desenvolvimento para buscar alternativas para a região.
Poluição e moradia
Os deputados Giba Marson (PV), José Dilson (PDT), Orlando Morando (PL), Vanderlei Siraque (PT), Marquinho Tortorello (PPS), Waldir Agnello (PTB) e Mário Reali (PT) alternaram as participações com as de representantes da sociedade civil. Agnello destacou o conjunto de informações reunidas na pesquisa feita pelo Seade. "Temos que discutir os indicadores e trabalhar por mudanças sócio-econômicas. O Fórum é o espaço ideal para isso.", disse.
Milton Bigucci, representante do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Comerciais e Residenciais de São Paulo (Secovi), apontou o alto índice de violência da região e a queda nos indicadores de riqueza como problemas da região. "Porém, a prioridade do ABC é a construção de moradias populares, o que poderia ser feito pela CDHU", sugeriu Bigucci. O presidente do Instituto JK, Aníbal Teixeira, enfatizou a importância de repensar fórmulas de desenvolvimento, lembrando que o ABC perdeu seu potencial industrial, após mudanças políticas no país, que acabaram espalhando fábricas em outras localidades brasileiras. "Um espaço para o debate é o que o ABC precisa", disse Teixeira ao propor a instalação na região de um grande centro de convenções.
O deputado Marson citou o consórcio e a agência de desenvolvimento do ABC e destacou que muitas demandas foram lembradas pela bancada da região durante a fase de apresentação de emendas ao orçamento. "Elaboramos emendas que tratam do turismo, investimento em saúde, mananciais e ferroanel, entre outros temas." José Contreras, do Movimento em Defesa da Vida do Grande ABC, frisou que a qualidade de vida na região é muito ruim, sobretudo no que se refere à longevidade, e atribuiu a situação aos graves problemas ambientais, como a poluição de córregos e ribeirões. O deputado Dilson disse que para viabilizar o desenvolvimento o governo tem que buscar parceiros econômicos que queiram investir na região. Dilson também defendeu a construção de um centro de convenções do ABC.
Jorge Ubirajara, presidente do Núcleo Provela, falou sobre o aproveitamento do potencial hídrico do ABC, informando que a represa Billings pode oferecer oportunidades de empreendimentos como escolas de velas e lazer náutico. O presidente da Câmara Municipal de São Bernardo, Laurentino da Silva, reivindicou mais recursos para a ampliação do atendimento do Hospital Mário Covas e sugeriu política descentralizada para a CDHU. "Os prefeitos deveriam ser ouvidos sobre projetos a serem implantados na região e terem como escolher o modelo (mutirão ou não) que, deverá priorizar o desfavelamento."
Universidade pública
Orlando Morando declarou que a alta taxa de escolaridade do ABC se deve ao empenho das administrações municipais e que o mesmo índice não foi alcançado pelo ensino superior, uma vez que a região não possui uma universidade pública. "Reconheço o esforço do governo em outras áreas, como o sistema de microdrenagem que possibilitou a revitalização de investimentos, exemplo disso é a instalação de unidade da Ambev em Diadema depois do funcionamento do piscinão de Piraporinha", lembrou Morando e completou: "A região não pode esperar mais por uma universidade gratuita, ainda que seja conseguida por meio da estadualização da Universidade de Santo André."
Vanderlei Siraque direcionou seu pronunciamento também para a implantação de uma universidade pública no ABC. "Uma simples encampação não resolveria a questão do ensino superior no ABC, que precisa de uma nova universidade e de uma unidade da Fatec." Siraque também pleiteou soluções para a violência na região.
Mario Reali reforçou as palavras de Morando e de Siraque sobre a universidade pública e abordou outros temas como o incentivo à criação de pequenos pólos industriais, a exemplo das empresas de cosméticos de Diadema e a mancha urbana crescente em áreas de mananciais. "É preciso ampliar a linha de financiamento para as redes coletoras e possibilitar a despoluição do rio Tamanduateí."
O que o Legislativo pode fazer.
O presidente da Assembléia encerrou a reunião afirmando que o apoio às micro e pequenas empresas é uma preocupação do Legislativo, bem como a questão dos transportes. "As comissões de Transportes e Comunicações e de Serviços e Obras Públicas vão realizar seminários para debater as demandas apresentadas no Fórum." O ferroanel sul ficou fora do PPA federal e a Assembléia se empenha para tentar reverter esse problema, com gestões junto ao executivo federal. "A universidade é outro tema que gostaríamos de levar ao governo federal, pois São Paulo contribui com 50% dos impostos do país e conta com apenas duas universidades federais, ao contrário de outros estados que receberam várias unidades", afirmou Beraldo.
No próximo dia 13/11, o Fórum realiza, na Assembléia, reunião em que será apresentado um balanço dos trabalhos, com a participação dos dois conselhos que o constituem, o de deputados e presidentes de comissões, e o de representantes de entidades e de setores produtivos.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações