Comissão de Cultura recebe presidente da Fundação Padre Anchieta
13/12/2010 20:26





"Como tevê pública, temos a missão de oferecer programas de qualidade para que sejam mais vistos pela população". Com essa frase, o presidente da Fundação Padre Anchieta, João Sayad, resumiu aos membros da Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia, nesta segunda-feira, 13/12, sua atuação à frente da emissora. Sayad tem recebido duras críticas, que incluem demissões em larga escala e o fim da produção de diversos programas.
O presidente da fundação informou que desde junho vem acompanhando os índices de audiência, a repercussão, e os custos de cada um dos programas apresentados, sendo que seu objetivo é melhorar a qualidade e trazer mais audiência a programação.
Atualmente, a Fundação Padre Anchieta administra os canais 21, 22 e 23, além das rádios Cultura FM e Cultura AM. "A TV Cultura é a televisão pública que fornece os melhores conteúdos entre todas as outras televisões públicas do Brasil", afirmou Sayad, destacando que a sua grande preocupação é com o público, que é o destinatário do seu trabalho.
Tendo em vista os grandes avanços da internet e das redes sociais, Sayad destacou que é difícil afirmar atualmente o que é bom e o que é ruim na tevê, mas se utilizou das palavras de um repórter da BBC ao informar que "o importante é transformarmos o que for popular em programas de qualidade, e o que for de qualidade transformar em programas populares. Esse é o norte que nos orienta".
Programas infantis
A política adotada pelo presidente é de primeiramente aumentar o prestígio e a visibilidade dos programas mais vistos como Roda Viva, Jornal da Cultura e, principalmente, o carro-chefe da grade de programação, que são os programas dedicados ao público infantil como Cocoricó e Castelo Ratimbum.
Sobre esse dois programas infantis, Sayad destacou que conseguiram um fundo de financiamento de animação retomando as produções dos dois programas. "É um conjunto de objetivos bastante ambiciosos e que, a meu ver, recuperam o papel da TV Cultura como uma televisão pública, mesmo concorrendo atualmente com os canais pagos e a internet, o que nos fez redefinir o quadro de programas".
O presidente informou que todos os programas transmitidos na tevê também serão disponibilizados na internet, para que haja uma maior visibilidade, além de trazer um maior conteúdo educativo para a população. Por isso, a missão é de que todos os programas educativos tenham a prioridade na sua disponibilização na internet.
Novas diretorias
Sobre as questões administrativas, Sayad declarou que existem problemas como em qualquer tevê pública e deixou claro que a tarefa número um "é conseguir que toda essa paixão pela TV Cultura seja mais eficaz e eficiente, produzindo programas melhores".
O presidente informou que a partir de agora, depois de realizados estudos, cada programa terá o seu próprio diretor, ou seja, ele será o "dono" do programa, possibilitando dessa forma haja maior responsabilidade, tanto para o bem como para o mal.
Ainda sobre a sua visão de tevê pública, Sayad destacou que as grandes emissoras seguem uma horizontalidade na programação, citando a Rede Globo como exemplo das novelas, seguidas de jornais, que antecedem mais novelas e encerrando a grade de programação com filmes. "É isso que pretendemos fazer com nossa grade de programação, dar uma horizontalidade a ela. Dessa forma, teremos programas infantis pela manhã, seguidos de programas juvenis e adolescentes, jornais e filmes, deixando de parecer uma grade instável", afirmou.
Questionado sobre os problemas financeiros que foram divulgados pelas mídias, Sayad declarou que não existe nenhuma crise financeira e que o objetivo não é reduzir custos e, sim, trabalhar o custo-benefício. "O que precisa ser feito é uma melhora de qualidade no que temos hoje, e é nesse sentido que estamos trabalhando. Não estou preocupado em cortar gastos, mas sim em produzir programas de qualidade".
Presidida pela deputada Célia Leão (PSDB), a reunião contou com a presença dos deputados Simão Pedro (PT), Jonas Donizette (PSB), Ênio Tatto (PT), Maria Lúcia Prandi (PT), Carlos Giannazi (PSOL), Donisete Braga (PT) e Mauro Bragato (PSDB).
TV Cultura e TV Alesp
Questionado sobre o encerramento do contrato da TV Cultura com a TV Alesp, João Sayad informou ter apresentado ao presidente da Casa, Barros Munhoz, seu desejo de deixar de operar a TV Alesp, mas ressaltou que isso não traria nenhum ônus aos funcionários envolvidos. "Os funcionários da TV Cultura que trabalham atualmente para a TV Alesp receberão todos os direitos trabalhistas, como décimo terceiro salário, 40% do FGTS e férias. Além disso, serão recontratados pela organização que assumirá a TV Alesp", destacou.
Com relação à produção dos programas que são transmitidos pela TV Alesp, Sayad declarou que a TV Cultura é apenas operadora, e quem faz a produção dos programas é a diretoria de comunicação da Casa.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações