Fórum de Sustentabilidade Ambiental discute gerenciamento de resíduos

DA REDAÇÃO
"O estudo do impacto ambiental torna mais democrático o licenciamento ambiental, possibilitando uma maior participação da sociedade, inclusive com a realização de audiências públicas." Com essa declaração, o representante do Ministério Público, Hamilton Alonso Júnior, abriu o painel Marcos Legais e Econômicos do Gerenciamento de Resíduos, coordenado pelo deputado Giba Marson (PV), integrando as atividades do Fórum de Sustentabilidade Ambiental do Brasil, promovido pela Agência de Inteligência Corporativa e Ambiental (Aicoa).
"Atualmente estamos preocupados com a deposição, mas não com a matéria-prima que sai com os resíduos", ponderou Alonso, argumentando que é importante "promover o licenciamento de todas as atividades que vão produzir o resíduo".
Alonso aproveitou o debate para criticar a possibilidade de autogerenciamento. "Quando a empresa é o Estado, é ele mesmo quem se licencia. É um tipo de licenciamento que já nasce sob suspeita", criticou.
Responsabilização
Segundo Alonso, é possível que haja a responsabilização civil e penal quanto à produção dos resíduos, citando como exemplos os resíduos produzidos por pilhas, baterias de celular e pneumáticos. "Cada vez mais a indústria torna o material mais descartável, produzindo mais resíduos. Uma política nacional precisa discutir o assunto". E acrescenta: "A Constituição permite que o legislador estadual preveja outros tipos de conduta, ou seja, as condutas administrativas que escaparam ao legislador federal".
Neste ponto, o advogado Antônio Fernando Pinheiro Pedro, coordenador da Câmara Ambiental do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, apontou a necessidade de estabelecer a responsabilidade pós-consumo. "Temos várias atividades legalmente licenciadas, mas sem controle dos resíduos finais da atividade industrial e dos resultados do consumo final", avaliou.
No término de sua exposição, Alonso alertou para a necessidade de se cumprirem as metas estabelecidas tanto na Conferência Ambiental da Suécia, em 1972, como também na de 1992, acontecida no Rio de Janeiro.
Impacto ambiental
Pinheiro Pedro salientou a importância do estudo do impacto ambiental, tornando-o mais transparente. "A democratização do processo de licenciamento permite um maior controle da sociedade, daí a necessidade de estabelecer um sistema que não fosse obstrutivo, mas eficaz e transparente", destacou, acrescentando a necessidade de uma Política Ambiental Estadual que estabeleça claramente princípios, conceitos, objetivos, instrumentos e normas para o setor.
"A sustentabilidade ambiental é o próprio planejamento para o desenvolvimento, traçando, inclusive, o perfil da sociedade", declarou o diretor da PRO.GE.TIVA Consultoria Empresarial, Stelio da Cunha. "Toda legislação ambiental tem de ter como ponto de partida a inclusão do cidadão em todos os níveis, melhorando seu bem estar social", ponderou, citando como exemplo o caso dos pneus, que deveriam voltar para a sociedade na forma de meio-fio, calçada ou de rampa de acesso para deficientes. "É o legislador que tem que definir o berço e a cova dos resíduos. Hoje isso é definido pelo produtor", avaliou, ao criticar a outorga da ISO 9000, que, segundo ele, tornou-se uma "uma conveniência da empresa, não da sociedade".
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações