Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Célia Canosa


Fascinada, antes de tudo, pelas cores e pelas formas da flora que reproduz, a artista Célia Canosa evidencia em suas telas a satisfação de quem reencontra na própria criatividade as mesmas intensidades e os mesmos valores cromáticos que provocam a sua admiração e a do observador frente ao fascínio da natureza tropical.
Pintar a flora e a fauna da mata atlântica é inerente ao seu temperamento e à sua sensibilidade, que reclama o meio expressivo mais adequado para alcançar, também tecnicamente, a visualização do próprio mundo poético.
Utilizando pintura a óleo, acrílico ou aquarela, além de desenhos a nanquim, a linguagem de Célia Canosa é despojada de complicações e, partindo de um dado emocional genuíno e sincero, se entrega à luminosidade das tintas e a uma elaboração moderna e cadenciada.
Os meios expressivos são simples porque marcados com uma absoluta necessidade de clareza. Eles manifestam o vivo desejo de comunicar as formas poéticas de seu sentimento alheio a qualquer estrutura intelectualística. Em suas obras sente-se a cor sonante e uma impostação gráfica decisiva, que adquirem tonalidades fortes e precisas.
Em "Bromélia", obra doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, Célia Canosa se envolve no entusiasmo que o tema lhe suscita e faz sentir a natureza em constante vibração.
A artista
Célia Canosa, pseudônimo de Célia Regina Canosa, nasceu em São Paulo (SP) em 1965. De formação universitária em química e farmácia industrial, tornou-se artista plástica especializando-se na flora e fauna da mata atlântica.
Estudou desenho e pintura em São Paulo, na Vila Galeria de Arte, em 1993; desenho e perspectiva com o professor Hans Hornig, em Paraty (RJ); pintura impressionista com Chico Souza; pintura indígena com Helon Brasil; criação de imagens a partir de textos literários, no Instituto Tomie Ohtake; e curso de sumi-e e historia da arte japonesa com Suely Shiba.
Participou de inúmeras exposições coletivas: Galeria de Artes da Vila Madalena, São Paulo, SP (1995); I Festival de Artes de Paraty, Galeria Flamboyant (2001); Festival de Inverno dos Artistas de Paraty (2003); "Janelas de Paraty" (2004); e I e II Leilão de Artes de Paraty (2005).
A artista mantém uma exposição permanente na Pousada Bromélias, em Paraty, onde reside e instalou seu ateliê. Possui obras em diversas coleções particulares no Brasil e no exterior e no acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações