Política jovem

Parlamento Jovem
14/11/2003 19:35

Compartilhar:

Deputada Jovem Greice dos Reis<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/GdosReis.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

A criação de uma Comissão Jovem na Assembléia Legislativa, segundo Greice dos Reis, do Partido da Juventude, "tomou uma dimensão que a gente achou que não ia tomar." Tudo começou com uma idéia de um amigo, de que os jovens deveriam acompanhar os projetos dos deputados e deveriam ser ouvidos naqueles que fossem influenciá-los diretamente. Depois, pensaram que deveria haver um planejamento, uma política pública para a juventude. Finalmente, a idéia tornou-se um projeto para o Parlamento Jovem. E também um projeto de lei do deputado Marcelo Cândido (PT), o que, para Greice, é mais um motivo de orgulho.

Segundo Greice, ser eleitor não basta, se não houver participação, acompanhando de perto o andamento dos projetos. Essa é a finalidade da proposta: permitir ao jovem uma participação efetiva. Segundo a jovem parlamentar, os assuntos tratados nos projetos de lei que tramitam na Assembléia interessam à juventude, mas os que mais a afetam são aqueles relacionados às atividades culturais e à segurança. "Hoje tudo que é relacionado à segurança afeta o jovem, porque ele é justamente o mais vulnerável à violência, às drogas."

E a cultura? Para Greice, há um déficit cultural em sua cidade, Rio Claro, porque os eventos ocorrem sempre em grandes centros, que ficam longe, e tornam o acesso a essas atividades proibitivo. Além disso, segundo ela, a informação também não chega a tempo.

Comunicação é o que Greice gosta mais: lê jornais, assiste aos noticiários, está sempre bem informada. Sua vocação é o jornalismo, que pretende cursar em São Paulo ou no Rio de Janeiro. Para ela, é um mercado de trabalho que ainda promete.

alesp