Ato repudia interpelação judicial contra pesquisador

Nas últimas semanas, o amianto voltou a pautar a grande mídia, principalmente em resposta à condenação, à revelia, de dois ex-proprietários do Grupo Eternit pelo Tribunal de Justiça de Turim, na Itália, por omissão dos males à saúde causados pelo manuseio da substância.
Protagonista da luta em favor do banimento do asbesto no Estado de São Paulo, ao lado dos trabalhadores e movimentos sociais, o deputado Marcos Martins (PT), presidente da Comissão de Saúde, realizou na terça-feira, 20/3, ato em defesa de Hermano de Castro Albuquerque, pesquisador do Centro de Estudos do Trabalho e Ecologia Humana, da Fiocruz. Martins é autor da Lei 12.684/07, que proíbe o uso do amianto em São Paulo
A iniciativa veio em resposta à repercussão nacional da decisão italiana, que potencializou a interpelação judicial, promovida pelo Instituto Brasileiro do Crisotila, contra Castro. "Esse tipo de processo é uma maneira de intimidação à pesquisa científica, porque não é comum mover processo contra pesquisadores por divulgarem as suas pesquisas", disse Castro.
"Precisamos que o Brasil inicie o mesmo processo que ocorreu na Itália, cuja decisão levou mais de 20 anos. Já temos em nossa conta mais de 3 mil vítimas em nosso país", disse o deputado.
Também participaram do evento o presidente do Fundacentro, Eduardo Costa; o presidente da Abrea, Eliezer de Souza, e outros pesquisadores. (mlf)
mmartins@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações