Frente Parlamentar ouve representantes dos setores ópticos e eletrônicos



"Queremos construir uma proposta para encaminhar as questões de interesse dos vários setores produtivos de São Paulo e encaminhá-la aos órgãos competentes das esferas estadual e federal", afirmou o deputado Vanderlei Macris (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Produtivo Paulista. A reunião com representantes dos setores óptico e eletroeletrônico, que ocorreu nesta terça-feira, 25/10, na Assembléia Legislativa, também contou com a presença do deputado Sebastião Arcanjo (PT), que manifestou a vontade dos parlamentares paulistas de "acolher demandas e sugestões para que possam ser tomadas iniciativas legais no sentido de proteger a indústria paulista".
A principal reivindicação trazida pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), diz respeito à aprovação da MP 252 (chamada de MP do Bem), reeditada como MP 255. "Esperamos a aprovação da medida, que, além de inovação tecnológica, poderá popularizar o acesso a computadores conectados à internet como meio de educação de massa", falou, conclamando os deputados a cobrar dos parlamentares federais a sua aprovação.
Produtos chineses
O problema enfrentado pela indústria óptica refere-se à importação dos produtos chineses, que chegam ao Brasil a preços muito baixos, "aviltados", no entender do presidente do Sindicato Interestadual da Indústria Óptica, Rinaldo Dini. "Há necessidade de uma moralização das alfândegas, pois há produtos que chegam aqui a preços aviltados, até por um centavo", advertiu, acrescentando que existe uma concorrência desleal e predatória devido a esse preço irreal, mas também porque a Polícia e a Receita Federal não estão atuando como deveriam. "Precisamos de moralidade para que possamos ter o mesmo ambiente de trabalho. A indústria nacional é fiscalizada, o que não ocorre com os produtos importados", desabafou.
Contrabando
Vanderlei Pereira, da Técnica Nacional de Óculos Ltda., depois de traçar um mapa das condições de produção brasileira e chinesa, concluiu que os produtos brasileiros, na área óptica, podem concorrer com os melhores produtos europeus, o que não acontece com os produtos chineses. O problema, segundo ele, tem nome e chama-se Rua 25 de Março. "Já indicamos aos órgãos competentes vários atacadistas que atuam de forma irregular, mas nada foi feito", reclamou.
Pequena e média empresa
O diretor do Departamento da Micro e Pequena Empresa da Fiesp, Marco Antônio dos Reis, falou das dificuldades enfrentadas pelo setor, advertindo que o Brasil não financia o setor produtivo e, quando o faz, é com juros muito altos. Ele aproveitou para anunciar a abertura da Sala de Crédito, ligada à Fiesp, e que contará com crédito facilitado através do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Nossa Caixa e Bradesco.
Reis elogiou, ainda, o Simples Paulista. Segundo ele, quando se reduz a alíquota, a arrecadação aumenta. Lógica que não vem sendo seguida pelo Governo Federal, que mantém o Simples Federal estagnado há dez anos.
Próximas ações
Respondendo às indagações dos participantes sobre as ações concretas que podem advir das reuniões com o setor produtivo, o deputado Macris disse que, após realizar o diagnóstico da situação dos vários setores, será a vez de ouvir as áreas de governo, como os ministros da Fazenda e da Justiça, representantes da Receita e Polícia Federal, além do secretário de Estado da Fazenda.
Já o deputado Arcanjo sugeriu uma medida de curto prazo na área de repressão, envolvendo órgãos policiais do próprio Estado. A médio prazo, segundo ele, há que se realizar a pressão política a favor das Medidas Provisórias, formalizando uma moção de apoio com a assinatura, se possível, dos 94 deputados estaduais. "Assim garantimos o debate em relação à MP do Bem", ressalvou.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações