Presidente recebe representante da Agência Nacional das Águas
.jpg)
O diretor-presidente da Agência Nacional das Águas (ANA), José Machado, foi recebido nesta sexta-feira, 13/5, pelo presidente do Legislativo paulista, deputado Rodrigo Garcia (PFL). O objetivo da audiência foi o Projeto de Lei 676/2000, do Executivo, há cinco anos em tramitação no Legislativo, que versa sobre a cobrança pela utilização dos recursos hídricos de domínio do Estado de São Paulo.
José Machado pediu ao presidente da Assembléia que a matéria, de suma importância para todo o Estado - haja vista a escassez de água potável em todo o território nacional, em particular em São Paulo " seja apreciada pelo Plenário o mais rapidamente possível. O representante da ANA reforçou que a crise no abastecimento da água deve ser tratada com firmeza e determinação política e lamentou que a política das águas em nosso país "seja muito atrasada".
O diretor da agência citou a adoção da cobrança pela água na Bacia do Rio Paraíba do Sul, há dois anos. Segundo ele, a experiência do Paraíba do Sul, apesar de ter ocorrido de forma bastante desordenada, foi positiva. "Isso porque de um lado o rio é estadual e do outro federal. Mas todo dinheiro obtido com a cobrança pelo uso dos recursos hídricos são investidos na própria Bacia do Paraíba do Sul".
Sensibilidade
De acordo com José Machado, o presidente Rodrigo Garcia demonstrou "sensibilidade" para com o tema. O representante da ANA reforçou a gentileza de Rodrigo Garcia em recebê-lo e disse que possíveis divergências sobre o assunto entre os parlamentares podem ser superadas. "O importante é que o Estado de São Paulo, que ocupa uma posição de vanguarda em nosso país, tenha uma boa lei. O exemplo de São Paulo pode incentivar os demais Estados."
O que é a ANA
A Agência Nacional de Águas tem como missão regular o uso da água dos rios e lagos de domínio da União, assegurando quantidade e qualidade para usos múltiplos, e implementar o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos - um conjunto de mecanismos, jurídicos e administrativos, que visam o planejamento racional da água com a participação de governos municipais, estaduais e sociedade civil. Assim, além de criar condições técnicas para implantar a Lei das Águas, a ANA contribui na busca de solução para dois graves problemas do país: as secas prolongadas, especialmente no Nordeste, e a poluição dos rios.
Tais mecanismos são parte da Lei 9.433/97, conhecida como Lei das Águas, que institui o princípio dos usos múltiplos como uma das bases da Política Nacional de Recursos Hídricos para que os diferentes setores usuários (abastecimento humano, geração de energia elétrica, irrigação, navegação, abastecimento industrial e lazer, entre outros) tenham acesso à água. A referida lei foi inspirada no modelo francês, que permite gestão participativa e descentralizada dos recursos hídricos.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações