Deputado quer debate sobre termolétricas no Vale após RM
Marco Aurélio (PT) defende discussões sobre a instalação de usinas termelétricas no Vale do Paraíba somente após a mudança administrativa para Região Metropolitana. A ideia é que todos os prefeitos possam opinar sobre o assunto, já que uma termoelétrica, como a que está sendo cogitada para Canas, traz impactos para outras cidades também.
O parlamentar tratou do assunto em audiência pública sobre a termoelétrica de Canas, realizada na Assembleia na segunda-feira, 3/10. Na ocasião, representantes de diversas entidades ambientais manifestaram ser contrários à instalação da usina. Entre as razões apontadas pelos ambientalistas para esse posicionamento está a liberação de material particulado nocivo na atmosfera sem ventos suficientes para sua dispersão, devido à localização do Vale do Paraíba, entre as serras do Mar e da Mantiqueira. Os ambientalistas dizem que não têm conseguido falar com a Cetesb para manifestar sua opinião e apontar os erros encontrados no EIA/Rima.
"Se a RM vai ser instalada no Vale do Paraíba, por que não deixamos esse assunto, que é de interesse de toda a região, para ser discutido pelo conselho que será formado por 39 prefeitos e 39 membros do governo do Estado?", questionou Marco Aurélio. Para ele, o conselho deve dar um parecer sobre o tema. "Não adianta instalar a termoelétrica antes de a Região Metropolitana ser instalada porque os outros municípios atingidos não poderão se manifestar." (ot)
marcoaurelio@al.sp.gov.br
Deputado Marco Aurélio na tribuna da Assembleia
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Aposentados e pensionistas defendem restituição dos valores previdenciários descontados
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Alesp aprova aumento de 10% para policiais militares, civis e técnico-científicos
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Reforma no Código de Trânsito Brasileiro é debatida na Alesp
- Audiência pública cobra devolução de valores confiscados de aposentadorias e pensões
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações