Presidente da Assembléia e defensora pública-geral discutem solução para situação dos advogados da Funap


O presidente da Assembléia, deputado Rodrigo Garcia, recebeu nesta quinta-feira, 1º/6, a defensora pública-geral do Estado, Cristina Guelfi Gonçalves. Nomeada em 11/5 pelo governador para estar à frente da defensoria " depois de eleita por seus colegas para compor lista tríplice ", Cristina tomou posse como defensora pública-geral em 15/5, tendo o cargo transmitido por Mariângela Sarrubbo, que até a data exerceu função interinamente.
Atuando na Procuradoria de Assistência Judiciária (PAJ) desde 1994, Cristina, junto com 86 procuradores, migrou para a recém-criada Defensoria Pública, opção resguardada em sua lei orgânica, aprovada pelo Legislativo em 14/12/05 e sancionada parcialmente em 9/1 como Lei Complementar 988/06.
Segundo a defensora pública-geral, o motivo da visita foi agradecer o empenho do Parlamento para a efetiva instalação do órgão, além de colocar à disposição o serviço dos defensores para a realização de trabalhos conjuntos com a Assembléia. Como exemplo de parceria, a defensora citou o projeto do Centro de Atendimento ao Cidadão, que vem sendo desenvolvido pelo Legislativo paulista. "Podemos disponibilizar um defensor público para atuar nessa unidade", explicou Cristina, ressalvando que, para obter o serviço gratuito, é necessário que o interessado seja hipossuficiente.
Funap
O presidente Rodrigo Garcia ressaltou que o trabalho da Assembléia com relação à Defensoria ainda não está concluído, já que ainda tem de ser buscada uma solução para o caso dos advogados da Fundação de Amparo ao Preso (Funap). O aproveitamento desses advogados, bem como os que atuam na área trabalhista no âmbito da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho, chegou a ser proposto em emendas ao projeto de lei complementar que criou a Defensoria, mas sofreram veto do então governador Geraldo Alckmin.
"Não se trata de derrubar ou não o veto. Temos de consultar a sociedade para, em um processo de discussão, buscar uma solução mediada para o conflito", explicou Garcia, sugerindo que os advogados poderiam prestar serviços junto à Defensoria, mantendo a atual relação de emprego pela CLT, mas com uma reclassificação salarial. "Seria um quadro em extinção", explicou. Segundo o presidente da Casa, a proposta, que contou com o apoio dos defensores presentes, seria principalmente útil para a população, que contaria com uma quantidade maior de profissionais aptos a defendê-la.
Concurso
Está prevista para este mês a publicação do edital do concurso que deverá selecionar 313 defensores para que se preencham os 400 cargos criados pela Lei Complementar 988/06. Segundo Cristina Guelfi, ainda está sendo discutido se a melhor opção é a realização de um único concurso para o preenchimento de todas as vagas ou se é mais oportuna a realização de dois certames, de forma a recrutar profissionais mais bem preparados.
Mesmo com o quadro completo, a Defensoria ainda não poderá abrir mão do convênio de assistência judiciária firmado com a OAB, já que, segundo a entidade, são 50 mil advogados atuando em 216 subsecções por todo o Estado. "Com a realização do concurso, poderemos dispensar a ajuda da PAJ, que continua atuando. Somente então esses procuradores poderão assumir outras funções, na Procuradoria Geral do Estado", afirmou Cristina.
Núcleos Especializados
A defensora pública-geral falou ainda sobre a fase de estruturação por que passa o órgão, que acabou de receber sua sede: um prédio de oito andares na rua Boa Vista, no Centro. Segundo ela, estão sendo estruturados os sete núcleos especializados previstos na lei orgânica da instituição, com atuação nas seguintes áreas: Cidadania e Direitos Humanos; Defesa do Consumidor e do Meio Ambiente; Infância e Juventude; Interesses Difusos e Coletivos; Habitação e Urbanismo; Situação Carcerária; e Segunda Instância e Tribunais Superiores.
Conforme prevê a lei orgânica do órgão, também estão sendo abordados em sua organização administrativa a criação das defensorias regionais, situadas no interior do Estado, e a instalação de centros de atendimento multidisciplinar, que visam ao assessoramento técnico para o desempenho das atribuições da instituição.
Os defensores presentes foram receptivos ao apelo do deputados Jonas Donizette (PSB) e Edmir Chedid (PFL), que solicitaram que fosse ampliada a atuação da defensoria pública no interior do Estado, principalmente em municípios que sofrem com o adensamento carcerário ou de unidades da Febem. Outro indicador que, segundo indicação de Rodrigo Garcia, poderá ser adotado para a escolha das regiões atendidas com defensorias regionais é o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS), elaborado pela Assembléia em conjunto com a Fundação Seade.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações