Gabriele Longobardi dissolve a realidade objetiva numa visão nova, onírica e sarcástica


A fantasia de Gabriele Longobardi leva a artista a dissolver a realidade objetiva das coisas, mas, em vez de destemperá-las numa perigosa gama cromática, consegue replasmar essa realidade numa construção volumétrica tão sólida que se torna uma representação de vários sentimentos humanos.
Não há dúvida de que o mundo fantástico e o real exprimem sentimentos diversificados. Sua pintura, às vezes, tem acentos populares, às vezes, uma fantasia totalmente voltada à representação dos sentimentos.
Por uma necessidade interior que a estimula, a característica fundamental de Gabrilele Longobardi é contar e descrever os seus temas, afinada com uma visão encantada pela natureza humana. Uma certa melancolia está sempre presente, e às vezes se transforma em tristeza e, ao mesmo tempo, numa força interior quase de rebelião ou de drama contido. Esse contraste singular é, possivelmente, a própria razão de sua pintura.
Seu desenho é seguro e suas figuras solidamente estruturadas se destacam com cor quente e de forte tonalidade, levemente distendidas em certas passagens mais delicadas. Sua fantasia se direciona, muitas vezes, para a transfiguração de um certo surrealismo, o que possibilita uma imediata comunicação com suas obras.
Na obra "Samba 1", doada ao Acervo do Museu de Arte do Parlamento Paulista, Gabriele Longobardi supera as antigas concepções e concretiza uma visão nova, onírica e sarcástica.
A Artista
Gabriele Longobardi nasceu em Hamburgo, Alemanha, em 1951, e teve seus primeiros contatos artísticos com o grupo de Joseph Beuys. Além da Alemanha, viveu também em Zimbábue, na África, Argentina, Estados Unidos e no Brasil desde 1995. Os diferentes povos, lugares e culturas deixaram claras a influência em suas pinturas. Realizou cursos livres no Parque Lage no Rio de Janeiro e na Faculdade Armando Álvares Penteado em São Paulo.
Realizou exposições individuais na Livraria Cultura, Conjunto Nacional, SP (1998); Espaço Cultural Diners Club, Aeroporto de Congonhas, SP (1998); Espaço Cultural Instituto de Idiomas Roosevelt, SP (2001 e 2002); German House Gallery, Consulado Geral da Alemanha nos Estados Unidos (2003); Jadite Gallery, Nova York, EUA (2003, 2004 e 2005).
Participou também de diversas exposições coletivas, entre as quais se destacam: Espaço Cultural Hotel Alvear, Recoletta, Buenos Aires, Argentina (1992); Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo (1999 e 2000); "Viva São Paulo", Casa de Intercâmbio Cultural, SP (2002); "Poética da Morte", Museu de Arte de Santa Catarina, Florianópolis, SC (2001 e 2002); Galeria Judith Dapra, SP; New Century Artists Gallery, Chelsea, Nova York; 20° Salão Anual, Plêiades Gallery, Nova York (2002); "Invitation Show", Plêiades Gallery, Nova York (2002 e 2003); "I Mostra Darcy Penteado de Arte", Museu Brasileiro de Escultura, SP (2003); Museu de Arte de São Paulo (2004 e 2005).
A artista está catalogada nos livros Arte&Artistas, Brasil 2000, The Americas Art Directory, Buenos Aires " Miami, e suas telas encontram-se em coleções particulares em diversos países e em acervos oficiais como o Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações