Livros digitais e acessíveis

Célia Leão (PSDB) acaba de dar entrada ao Projeto de Lei 7/2011, que dispõe sobre a obrigatoriedade de se comercializar os livros didáticos de nível fundamental, médio e superior de ensino também em formato de texto digital, para atender as pessoas com deficiência visual no Estado de São Paulo.
De acordo com o projeto, as obras produzidas deverão ter os resguardos necessários à proteção dos direitos do autor, devendo apresentar compatibilidade com programas leitores de tela gratuitos e não gratuitos, distribuídos diretamente ou não pelo editor da obra. Fica ainda o editor obrigado a atender toda a demanda por suas obras em formato de texto digital acessível, seja através transferência de arquivo digital (download) pela página na internet, CD-ROM, pendrive ou qualquer outro arquivo digital ou eletrônico similar.
"É bom lembrar que, além de ser competência comum da União, Estados, do Distrito Federal e dos municípios cuidar da proteção e garantia das pessoas com deficiência, é também competência comum proporcionar os meios de acesso à cultura, à educação e à ciência, conforme determina a nossa Constituição federal. E a opção pelo formato digital dos livros é uma das maneiras que encontramos de promover o acesso dos deficientes visuais à educação em nosso Estado", lembra Célia Leão.
Vale salientar que o sistema de leitura braile atende satisfatoriamente por volta de 10% das pessoas com deficiência visual, geralmente aquelas que possuem cegueira congênita, ou seja, que já nasceram com a deficiência. Essas pessoas possuem fluência na leitura e escrita do sistema braile, código de pontos em relevo sobre papel de gramatura especial. Os outros 90% das pessoas com deficiência visual, que adquiriram a deficiência em vida juvenil ou adulta, não possuem o domínio e fluência desse sistema, uma vez que já foram alfabetizadas no sistema tradicional.
Conforme dados divulgados no Censo do IBGE de 2000, 14,5% da população brasileira era constituída de pessoas com alguma deficiência, sendo que 48% delas com deficiência visual, o que, em números atualizados, perfaz aproximadamente 13 milhões de pessoas.
cleao@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações