As composições de Valéria Iasbech: estrutura e cromatismo variados
Na busca inteligente de uma linha artística, as obras de Valéria Iasbech oscilam entre o figurativo, o figurativo-abstrato e uma referência construtivista. Nelas encontra-se o contraponto de situações geométricas com o objeto realístico que enriquece a temática escolhida.
Caracterizadas por um forte cromatismo e por uma expressiva síntese da forma, suas obras acham-se no limite da habilidade inventiva, criadora de uma dimensão racional pura e, às vezes, de uma estrutura geométrica de fundo que serve de suporte a uma transcrição sentimental.
As formas e os significados estéticos promovem assim uma ordem, se fundem em uma espontânea e atenta pesquisa de valores da composição, nos quais são simbolizados os processos de uma expressão sensível e a confirmação de uma cromática solução interior.
As obras de Valéria Iasbech possuem uma estrutura e uma composição rica e variada. Dois ou três esquemas reguladores sobrepostos podem se destacar em cada quadro, permitindo integrar todas as evocações. Ligada à natureza, a artista procura manter com ela um elo afetivo, seguindo-lhe as formas.
Seus temas são os mais variados e marcados por uma forte personalidade próxima do insólito, tanto no espírito quanto na descrição.
Em "Natureza-Morta" e "Inspiração", obras doadas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, a densidade e a riqueza cromática são profundamente integradas na unidade de concepção e de execução.
A artista
Valéria Iasbech, pseudônimo artístico de Valéria Battazza Iasbech, nasceu em Bragança Paulista (SP), em 1959. Iniciou-se na pintura em 1992. Formou-se em ciências biológicas pela Universidade São Francisco de Bragança Paulista, onde obteve licenciatura plena também em pedagogia. Participou de curso de historia da arte na Universidade de Santa Catarina, pintura a óleo sobre tela e desenho artístico no Senac de Florianópolis (SC), pintura a óleo e acrílica com Sonia Guerra e Herminia Metzler em Brasília (DF), pintura a óleo com espátula e desenho com o professor Paulo Ferrari no Rio de Janeiro (RJ) e aquarela e tinta acrílica no Kunsthaus de Shenefeld, Alemanha, com a professora Anke Landenberger.
Realizou as seguintes exposições individuais: Espaço Cultural do Banco do Brasil, Agência da Escola de Guerra Naval e Agencia Praia Vermelha, no Rio de Janeiro (1998); Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, agências Coqueiros, em Florianópolis (1999); Pátio Brasil Shopping e Clube do Exercito, em Brasília (2000); Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Tribunal Superior Eleitoral e Justiça Federal, em Brasília (2001); Führungsakademie der Bundedeswehr (Academia de Comando das Forças Armadas), em Hamburgo, Alemanha (2003); Museu Histórico do Exército, Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro (2005).
Participou ainda de inúmeras mostras coletivas, destacando-se entre elas: II Salão de Artes Plásticas do EPV, no Rio de Janeiro (1998); Shopping Beira Mar, Senac e XIV Brigada de Infantaria Motorizada, em Florianópolis (1999); Atelier Valéria, Clube do Exercito, Espaço Cultural Renato Russo e Casa Park, em Brasília (2000); Arte Mulher 2001, Clube do Exército, I Mostra de Arte Contemporânea de Brasília, XXIII Salão Riachuelo, Comando do 7º Distrito Naval, Espaço Cultural Codevasf e Galeria Athos Bulcão, em Brasília (2001); Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília, e Kunshaus de Shenefeld, na Alemanha (2003); 99 Anos da Eceme, no Rio de Janeiro, e 5º Exposição Anual da Sociedade dos Artistas de Brasília (2004); 40º Salão de Maio e I Salão Sansão Pereira, na Sociedade Brasileira de Belas Artes, e 29º Salão Bernardelli, no Rio de Janeiro, e 6º Exposição dos Artistas Plásticos de Brasília, Museu de Arte de Brasília (2005); e I Salão de Artes, Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas (2006).
Possui obras em coleções particulares no Brasil e na Alemanha, Coréia, Espanha e China além do Museu de Arte do Parlamento do Estado de São Paulo.
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