O desafio das oposições

As imagens de Lula e do PT estão abaladas, mas muito menos do que deveriam estar pelas lambanças a que deram curso governo e partido. Enganam-se, redondamente, os que crêem que o presidente é carta fora do baralho na eleição de 2006. Não é não. E aí reside o perigo. E também o grande desafio das oposições " não só delas ", mas de todos os que acreditam na democracia, como único regime capaz de gerar prosperidade, promover justiça, respeitar direitos individuais, valorizar o esforço e mérito pessoais.
É preciso provar por A + B que Lula e PT fazem mal ao país. Que longes do poder eles não terão como, ao menos ostensivamente, tramar contra a liberdade de imprensa e aparelhar de forma jamais vista o Estado brasileiro, em benefício de seu grupo. Que longes do poder eles não terão mais como impedir que, em período de calmaria no cenário internacional, como o que se teve até agora, ao longo dos últimos três anos, o país cresça efetivamente, gerando mais emprego, mais renda, mais justiça social. Que longes do poder eles não poderão mais, ao menos de forma ostensiva, privilegiar o compadrio vulgar em detrimento do mérito e do esforço continuado. Que longes do poder nossos ouvidos serão poupados, ao menos isso, da série diária de discursos a que o presidente da República nos submete, com o entusiasmo de animador de auditório.
A crise política provocada pelo envolvimento comprovado " ao contrário do que Lula quer nos fazer crer " de petistas de alto coturno com toda a sorte de práticas de corrupção feriu o partido e seu principal representante: o presidente da República. O lado positivo dessa lama toda é que até os mais puros de alma, salvo engano, já se deram conta de que ninguém, mas ninguém mesmo é dono da ética, que gente boa e vigaristas estão por toda parte, inclusive nos partidos políticos, especialmente naqueles que usam os fins para justificar os meios.
Também me parece claro que parcelas expressivas da sociedade começam a se dar conta de que o despreparo voluntário dos candidatos a salvador da pátria não pode resultar em coisa que preste. Nosso "Sassá Mutema" teve, sim, oportunidade de estudar. Qual o quê! Isso dá trabalho e urticária nos que dele fogem como o diabo da cruz. Ora, ninguém mais duvida de que Lula é um homem inteligente, embora ignorante. Para lhe falar a verdade, leitor, acho que ele é mais esperto que inteligente. Não é preconceito. É constatação.
Seu governo é um governo de improvisos. O Sistema Único de Saúde (SUS) piorou muito; a carga tributária não aumentou ainda mais porque a mobilização da sociedade impediu a aprovação da MP 232 (aquela que tirava mais dinheiro da classe média, que foi obrigada a trocar o registro na carteira profissional pela inscrição no CNPJ); a segurança pública vai de mal a pior, porque o propalado Plano de Segurança não saiu do papel, a exemplo da maioria dos presídios que o governo federal, sob Lula, iria construir.
A lista é extensa. Mas o que quero dizer é o seguinte: o PT e o governo Lula vão abusar da mentira deslavada para tentar convencer as pessoas de que eles " em termos de ética " são exatamente iguais aos outros. Não é verdade. Mas a tese encontrará guarida em diversos setores da sociedade. O que é preciso evidenciar aos eleitores " e esta é tarefa da oposição " é que o despreparo, a mentira e a falta de projetos para o país impedem nosso progresso e realimentam vigorosamente a corrupção. Afinal, quem não tem argumentos compra apoios. Com o nosso dinheiro.
Milton Flávio é professor de Urologia da Unesp, deputado estadual pelo PSDB e vice-líder do governo na Assembléia Legislativa de São Paulo
www.miltonflavio.org
miltonflavio@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações